Teste do Pezinho

relogio 06/06/2013 - 12:13 Notícias

Em 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal). É um exame muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar bebês com alta probabilidade de apresentar algumas doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem causar sérios danos à saúde e sequelas por toda a vida

Esse teste não faz o diagnóstico dessas doenças, pois é  de triagem, mas é um passo fundamental para que o diagnóstico seja feito, pois a maioria dos recém-nascidos que tem essas doenças não manifesta nenhum sinal ou sintoma nos primeiros dias de vida. Aqueles que apresentam resultado positivo devem realizar exames específicos para confirmação.

ideal é que o teste seja realizado entre 3º e o 7º dia de vida. Muitas maternidades já realizam a coleta do sangue no momento da alta. Caso isso não seja feito, o exame deve ser realizado por algum laboratório de análises clínicas.

É muito importante respeitar o tempo de realização. O teste não deve ser feito antes das 48 horas de vida, pois pode sofrer influência das alterações hormonais e metabólicas que naturalmente acontecem com a transição da vida fetal para a vida pós-natal, e que demoram até dois a três dias para atingir o equilíbrio. 

Já a coleta tardia pode impedir que a suspeita e o diagnóstico sejam feitos no tempo correto e, consequentemente, atrasar as intervenções e tratamento específicos, fazendo com que a doença provoque sequelas que podem ser irreversíveis, prejudicando o crescimento e desenvolvimentoO exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.

O teste é obrigatório por lei e sua coleta é garantida e está disponivel em todos os municípios brasileiros, sendo gratuito no Sistema Único de Saúde. Em todo o Brasil, é feita pelo menos a triagem do hipotireoidismo congênito e da fenilcetonúriaUma parte dos estados faz também a pesquisa de hemoglobinopatias (como a anemia falciforme) alguns realizam também a pesquisa da fibrose cística. É possível triar cerca de 40 doenças com o Teste do Pezinho, mas geralmente os exames mais completos são realizados em laboratórios privados.

Espera-se que todos os recém-nascidos estejam com o resultado do seu Teste do Pezinho na primeira consulta ao pediatra, que deve acontecer aos 15 dias de vida.

A SBEM teve um papel importante na implantação do teste de triagem neonatal no Brasil, tendo sido a única Sociedade a criar uma Comissão de Programas de Triagem Neonatal, que exerceu suas funções por dez anos, contribuindo para congregar as entidades e pessoas que se dedicavam a essa área. A comissão promoveu dez fóruns de debates sobre triagem neonatal o que, certamente, contribuiu para a criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal pelo Ministério da Saúde.

Além disso, a SBEM fomentou a criação da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, que atua e congrega os profissionais de saúde que trabalham nessa área.

O Teste de Triagem Neonatal é um direito de todas as crianças e um dever do Estado. Todos os recém-nascidos devem realizá-lo.

cbaem 2019