Tecnologia e Diabetes

relogio 26/04/2021 - 15:34 Diabetes

Realizado a cada dois anos, o Simpósio Internacional de Tecnologias em Diabetes (SITEC 2021) está marcado para ocorrer nos dias 30 de abril e 1 de maio. Desta vez, o evento, que há oito anos discute as mais recentes novidades tecnológicas no tratamento do diabetes, será realizado no formato 100% online. A organização é da Sociedade Brasileira de Diabetes, com apoio da SBEM.

A Comissão Organizadora é presidida pelo Dr. Marcio Krakauer, que fala da importância do debate. O especialista lembra que o Simpósio é o único evento, atualmente, que trata de forma exclusiva das novas tecnologias em prol das pessoas com diabetes, profissionais da saúde e da área tecnológica. “Ele preenche uma lacuna única que mistura ciência com devices e inspiração”, comenta.

A programação, segundo o presidente da Comissão Científica, Dr. Luis Eduardo Calliari, tem confirmada a participação de grandes especialistas na área da diabetologia. Entre os destaques, estão temas ligados ao uso de monitorização contínua da glicose em pacientes com DM2 e na gestação, além das novas insulinas e aplicativos.

Está prevista, ainda, uma discussão sobre o uso de sistemas e infusão contínua “Do it yourself”, além do lançamento do primeiro sistema de pâncreas artificial híbrido do Brasil. As palestras serão mais curtas que o habitual, com durações que variam de 10 a 20 minutos, cada tópico. A exibição será feita pela plataforma Diabetesplay e as palestras ficarão disponíveis após o evento para serem acompanhadas pelos inscritos.

Diabetes Innovation Challenge

Outro destaque da programação do SITEC 2021 Online é o concurso de startups. De acordo com o Dr. Márcio Krakauer, a iniciativa tem como objetivo fomentar a inovação, o talento, a criatividade e o senso empreendedor no desenvolvimento de startups que tenham como proposta de valor melhorar a qualidade de vida e gerar experiências às pessoas com diabetes. “Queremos conhecer o que as pessoas ligadas à tecnologia estão desenvolvendo no país e fora dele nesta área de atuação”, explica.

Segundo o especialista, serão selecionadas três finalistas, com a divulgação da vencedora durante a cerimônia de encerramento. O primeiro lugar vai receber uma premiação no valor de R$ 10 mil, que devem ser investidos exclusivamente no projeto apresentado. O segundo e o terceiro lugar vão receber, cada um, um prêmio no valor de R$2.500 para investimento exclusivo na melhoria do projeto.

Inscrições

As inscrições são feitas no site sitec2021.com.br. Segundo a organização, podem ser adquiridos dois tipos de ingressos e os associados quites com a anuidade da SBEM possuem desconto no evento.

Plateia: permitem assistir a todas as palestras do SITEC via plataforma Diabetes Play, com possibilidade de interação por escrito via chat e/ou app de interação;

 VIP: permitem a projeção da sua imagem no "video wall" do evento e possibilidade de interação direta, ao vivo, com voz e imagem, com os moderadores e palestrantes.

 

 

 

Pro Endocrino setembro 2020
SBEM 70 anos