SITEC 2019: Tecnologia em Diabetes

relogio 09/04/2019 - 17:37 Diabetes

O Simpósio Internacional de Tecnologia em Diabetes (SITEC 2019) está chegando. O evento acontece em São Paulo, dos dias 25 a 27 de abril, no Hotel Pullman e tem como objetivo discutir as principais tecnologias em diabetes e sua importância para o tratamento da doença. O Dr. Walter Minicucci está à frente do Simpósio e o Dr. Marcio Krakauer compõe a Comissão Científica.

A primeira edição do SITEC foi realizada em 2015. Quatro anos depois, o Dr. Marcio Krakauer destaca as principais diferenças entre as duas edições. Segundo ele, o interesse dos endocrinologistas pelo evento cresceu e o Simpósio se tornou um pouco mais profissionalizado.  “Na primeira edição a programação era composta por questões básicas da tecnologia. Hoje avançamos em questões mais complexas, principalmente porque a tecnologia teve avanços significativos no tratamento em um curto espaço de tempo. Na área de diabetes, ela cresce bem mais rápida do que a própria ciência de medicamentos e a básica.”

Dr. Krakauer explica que o advanced da tecnologia não necessita de todas as aprovações ou todos os passos de segurança, por exemplo, para que possa ser divulgado no mercado. Assim, inovações tecnológicas podem surgir a cada ano.

O médico destacou que o que mais se desenvolveu até agora foi a questão dos algoritmos. Segundo ele, esse avanço proporciona uma vida melhor as pessoas com diabetes e mais independência a elas. “A grande vantagem da tecnologia é que ela parece muito complexa. E ela é, na medida em que a gente tem que compreender como ela funciona. Mas, na prática, a evolução está mostrando cada vez mais facilidade, simplicidade e independência para as pessoas com diabetes.”

Para o especialista, a resistência dos médicos com as novas tecnologias diminuiu. Esse é um tema que frequentemente vem sendo debatidos nos principais eventos médicos, mas ainda há um longo caminho a percorrer. “Estamos caminhando nesta questão, mas é importantíssimo não deixar de lado a ciência, os estudos clínicos, a questão da hipoglicemia, sempre buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diabetes.”

Para conhecer a programação científica e se inscrever no SITEC acesse o site do evento: www.sitec.med.br/.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019