Sine 2012: Tumores da Hipófise Agressivos

relogio 12/04/2012 - 23:22 Notícias

Um dos temas que chamou bastante a atenção dos participantes da 16ª edição do Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia (SINE 2012) foi “Manejo Clínico e Perspectivas dos Tumores Hipofisários Agressivos”, apresentado pela Dra. Mônica Gadelha.

A especialista iniciou sua palestra falando sobre a classificação deste tipo de tumor, apresentando uma definição do carcinoma hipofisário. “É bom lembrar que a maioria dos cânceres deste tipo se desenvolvem a partir de tumores hipofisários considerados agressivos”, afirmou.

Na maior parte do tempo, para fazer a apresentação do tema de forma mais prática, a especialista apresentou um relato de caso, chamando a atenção que para um tumor poder ser considerado maligno em hipófise, é necessário que haja a metástase.

Dra. Mônica comentou ainda a inexistência de marcadores de carcinomas hipofisários. “Apesar de existirem alguns estudos para definição de marcadores, mas nada ainda está documentado”, afirmou. Em termos de tratamento, a especialista falou que esses pacientes passam por diversos tipos de tratamentos, radioterapias e cirurgias “As quimioterapias convencionais não são eficazes, as respostas são anedóticas aos quimioterápicos convencionais”, afirmou.

A endocrinologista falou ainda sobre algumas perspectivas de tratamento, novas drogas possíveis, ente elas inibidores e anticorpos. “O diagnóstico e tratamento dos tumores hipofisários ainda é um grande desafio”, concluiu.

Cobertura em Tempo Real

Os interessados em acompanhar toda a movimentação e novidades apresentadas no Simpósio poderão fazê-lo através do site da SBEM e pelas redes sociais da entidade. Durante todo o evento, serão publicados os pontos mais importantes do evento, fotos e vídeos do local.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018