Sine 2012: Atualização Clínica – Síndrome de Cushing

Notícias

Sine 2012: Atualização Clínica – Síndrome de Cushing

por site em 13 de abril de 2012


O segundo dia de atividades científicas do Sine 2012 teve início com uma sessão de atualização clínica sobre o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Cushing. A primeira palestra foi apresentada pelo Dr. Ashley Grossman e teve como temática o diagnóstico da doença em situações difíceis. Para exemplificar, o especialista optou por discutir um caso clínico. De maneira interativa, Dr. Ashley mostrou qual foi o procedimento utilizado para diagnóstico, perguntando aos participantes do Simpósio o que eles fariam nesse caso.

De acordo com o especialista, entre os aprendizados obtidos com o caso apresentado, estão as características cushingóides: cortisol muito elevado e um ACTH detectável. “É importante dizer que pacientes portadores de Síndrome de Cushing podem morrer de sepse grave, coagulopativa ou upset metabólica. Trate vigorosamente”, disse. “Se você acha que tratar a Síndrome de Cushing é fácil, não é não”, finalizou.

Na segunda parte da atualização clínica, foi a vez do especialista argentino Dr. Oscar D. Bruno falar sobre o tratamento da Síndrome: da cirurgia ao tratamento clínico. Entre os assuntos destacados pelo Dr. Oscar, está a indicação para utilização de drogas no tratamento. Segundo ele, elas devem ser utilizadas quando existe preparação para uma cirurgia, contraindicações para cirurgia, hipercortisolismo persistente após cirurgia, esperando resultados de uma radioterapia, CS de origem desconhecida e outros casos.

Cobertura em Tempo Real

Os interessados em acompanhar toda a movimentação e novidades apresentadas no Simpósio poderão fazê-lo através do site da SBEM e pelas redes sociais da entidade. Durante todo o evento, serão publicados os pontos mais importantes do evento, fotos e vídeos do local.