Setembro Amarelo e a Prevenção do Suicídio

relogio 13/09/2019 - 15:14 datas importantes

Estima-se que em todo o mundo, cerca de 400 médicos cometam suicídio a cada ano. No Instagram a Dra. Valéria Guimarães, ex-presidente da SBEM Nacional, publicou uma mensagem de reflexão na área médica, que merece atenção.

“As metanálises estimam que a taxa de suicídio entre médicos do sexo masculino seja de 140% da população geral. Entre as médicas, é de quase 230%. O que é importante discutir aqui não é a prevalência de depressão entre médicos (residentes, internos e estagiários), embora os números sejam alarmantes. Não é se os médicos têm a maior taxa de suicídio comparada com a de outras profissões... A questão crítica aqui é que muitos médicos, especialmente os mais novos, sofrem em silêncio, com medo de pedir ajuda pelo temor de serem punidos profissionalmente, excluídos e julgados, provavelmente também em sua vida pessoal... A verdade é que há um tribunal silencioso, que julga impiedosamente e condena médicos todos os dias.. Você já pensou sobre isto? Já tentou enxergar o outro lado?

Esta postagem chega atrasada de propósito. Um dia depois da data que marca a campanha de prevenção de suicídios em todo mundo. E chega atrasada de propósito, para lembrar que no meio médico o diagnóstico também chega sempre atrasado...e muitas vezes já sem solução.

Vamos pensar sobre isto?”

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM