Dez Anos de Atividade

relogio 28/06/2009 - 21:10

Pablo de Moraes

O Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, o SEMPR, comemorou dez anos de atividades no dia 26 de junho. Para celebrar a data, foi organizada uma programação especial, da qual participaram o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM; o vice-reitor da UFPR, Dr. Rogério Andrade Mulinari; e a Dra. Heda Amarante, diretora Geral do Hospital de Clínicas.

De acordo com o Dr. Cesar Luiz Boguszewski, chefe do SEMPR, a década de trabalho tem motivos de sobra para celebrar o sucesso do projeto. “Somente em 2008, fizemos cerca de 30 mil consultas gratuitas pelo SUS. Ao longo desses 10 anos publicamos cerca de 140 artigos nacionais e internacionais e foram defendidas 30 teses de doutorado e mestrado”, afirma. Uma produção científica considerada excelente, com cerca de um trabalho novo por mês.

O Evento


Durante a comemoração, foi apresentado o projeto do novo Centro Médico-Ambulatorial do SEMPR. Com a obra já em andamento, o Serviço deve funcionar inicialmente com 12 ambulatórios, aumentando o número de pessoas atendidas. “Esse local vai facilitar a marcação de consultas e ampliar nosso horário de atendimento, já que temos um tempo limitado de assistência a pacientes no hospital”, afirma o Dr. César Luiz Boguszewski.

Para o Dr. Ricardo Meirelles, a criação do novo Centro demonstra que, quando existe boa vontade, é possível concretizar boas ações. “Quero ressaltar um aspecto importante, que é a harmonia e coesão do SEMPR. Uma vontade coletiva, que faz com que todos os envolvidos com o projeto cresçam juntos, formando cada vez mais especialistas, com índices excelentes de aprovação nas provas de títulos de especialista da SBEM e uma produção científica importante”, afirma.

Equipe do SEMPR Celebra 10 anos de atividades.

Equipe do SEMPR celebra 10 anos

Palestra

Dr. Ricardo esteve presente no evento para apresentar uma Conferência Especial sobre Amenorréia Hipotalâmica, uma parada dos ciclos menstruais em decorrência da disfunção hormonal do hipotálamo, que controla o processo. “Essa interrupção da menstruação acontece em circunstâncias de estresse, de tensão, e pode ser causada por problemas psico-sociais, dietas excessivas ou quantidade de exercícios feitos de forma exagerada. Procurei mostrar, nesta conferência, que não apenas os hormônios que atuam no hipotálamo, mas também outras substâncias, como a ghrelina e a leptina, podem ser causadoras”, afirma. “Foi um tema importante, já que a Amenorréia Hipotalâmica é responsável por 35% das paradas menstruais, descontando os casos de gravidez”, completa.  

Dr. Ricardo Meirelles durante Conferência sobre Amenorréia Hipotalâmica. 

Dr. Ricardo Meirelles

O Serviço

O SEMPR é um centro de referência em assistência médica, ensino, formação profissional e pesquisa na área de doenças endócrinas e metabólicas. A equipe é formada por professores universitários, médicos especialistas em endocrinologia, médicos residentes, nutricionistas, enfermeiras, técnicos e secretárias.

O Serviço atende gratuitamente pessoas com diabetes, obesidade, hipertensão, distúrbios da tireóide, osteoporose, além de tumores glandulares benignos e malignos, desordens do crescimento e da puberdade e alterações hormonais masculinas e femininas. A Unidade de Densitometria Óssea do SEMPR possui o único equipamento para diagnóstico de osteoporose no sistema público de saúde do Paraná.