Entre os dias 24 e 30 de maio, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Merck participam da
2ª Semana Internacional da Tireoide. Organizado pela Thyroid Federation International, a atividade tem como objetivo informar a população sobre as doenças tireoidianas, seus sintomas e tratamentos. Durante a semana haverá distribuição de folderes explicativos nas cidades de Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. De acordo com o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM, endocrinologistas vão instruir a população sobre a importância do autoexame da tireoide, além de orientar sobre outras doenças tireoidianas. Os folhetos serão enviados também aos associados da SBEM, para distribuição em seus consultórios”, afirma o presidente.
O presidente da SBEM explica que o uma das dificuldades no tratamento de pacientes, que apresentam doenças da tireoide é a escassez de endocrinologistas nos serviços primários de atenção à saúde. "É preciso que os postos de saúde possam contar com especialistas, para diagnóstico e tratamento das doenças endócrinas, como os distúrbios da tireoide, diabetes e obesidade, que são muito frequentes e com grande potencial de complicações”, ressalta o Dr. Ricardo.
A primeira edição da Semana Internacional da Tireoide aconteceu em 2009 e foi realizada, simultaneamente, em 65 países, incluindo o Brasil.
Folhetos Explicativos
Nos links abaixo é possível fazer o download de quatro folhetos explicativos sobre a tireoide e suas disfunções:
Datas e locais de atividades pelo Brasil:
Leia Mais:
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...