Semana Internacional da Tireoide 2020

relogio 22/05/2020 - 16:19 Campanhas Públicas

De 25 a 29 de maio começa mais uma campanha de conscientização sobre as disfunções tireoidianas - a Semana Internacional da Tireoide, que tem como tema Coronavírus e Tireoide. A divulgação vem sendo feita há algumas semanas e as ações são intensificadas no período da campanha.

O Departamento de Tireoide preparou uma logo e materiais para diversos esclarecimentos à população, já que inicialmente o tema seria coração. A mobilização é coordenada pelo Departamento e realizada em conjunto com a Comissão de Campanhas Públicas e Comissão de Comunicação Social da SBEM Nacional*.

Este ano, seguindo as orientações das organizações de saúde para a prevenção do novo coronavírus, o Departamento, presidido pelo Dr. José Sgarbi, teve que alterar o formato e o tema da campanha. Com isso, as ações são virtuais e os esclarecimentos direcionados à divulgação de informações sobre tireoide e a Covid-19.

 

A Campanha

Em razão da pandemia, a procura por informações seguras e confiáveis sobre os problemas da tireoide e o novo coronavírus aumentou. Dessa forma, o Departamento elaborou dicas e orientações para os familiares e pacientes com disfunções tireoidianas. 

As publicações foram numeradas para facilitar o acompanhamento dos pacientes e publicadas nas redes sociais. Ao longo da Semana Internacional da Tireoide, elas serão republicadas nos canais de comunicação do Departamento. 

Com a consultoria dos especialistas do Departamento, foram produzidos documentos para a população e os médicos. Foram dois esclarecimentos para os pacientes com as principais dúvidas sobre tireoide e Covid-19, e um comunicado sobre desabastecimento de medicação durante a pandemia para a classe médica.

Mensagens da campanha e vídeos curtos com esses informes estão sendo compartilhados nas redes sociais desde o início de abril quando foi decidida a troca do tema em 2020. O material pode ser conferido no site da tireoide e nas redes sociais do Departamento.

Todo o conteúdo está sendo publicado nas redes sociais da SBEM Nacional e liberado para uso de todas as Regionais. 

Evento Online para Especialistas

Para os associados a SBEM Nacional, através do Departamento de Tireoide, programou uma palestra online - Manejo da Oftalmopatia de Graves Moderada-Severa em Tempos de Covid, que será no dia 28 de maio. O debate, através da área Universidade Online da SBEM - vai contar com o Dr. João Roberto Maciel Martins e Dr. Adriano Namo Cury. 

A escolha do tema vem de encontro à necessidade de um debate sobre o tema, que vem sendo discutido em diversos grupos de endocrinologistas. 

Vídeos e Imagens da Campanha

Foram produzidos cards variados e quatro vídeos de esclarecimentos sobre os problemas da tireoide e o novo coronavírus, que estão sendo compartilhados nas redes sociais do Departamento de Tireoide.



Lives no Instagram

Na semana oficial de conscientização estão programadas cinco lives no canal no Instagram - @tireoidesbem -, com membros da diretoria do Departamento, para tirar as dúvidas sobre várias questões relacionadas à Covid-19 e os problemas da tireoide. 

As lives acontecerão todos os dias da Semana Internacional da Tireoide, às 18h, e terão duração de 20 minutos. 

  • 25/05: Tenho problemas na tireoide, sou grupo de risco para Covid-19? - Dr. José Sgarbi
  • 26/05: Acompanhamento e cuidados com pacientes com hipo ou hipertireoidismo - Dra. Gisah Carvalho
  • 27/05: Orientações aos pacientes com câncer de tireoide em tempos da COVID-19 Dra. Fernanda Vaisman
  • 28/05: Cirurgias de tireoide durante epidemia Covid-19: É melhor adiar? - Dr. Rafael Selbach Scheffel
  • 29/05: Problemas de tireoide e diagnóstico de Covid-19. Orientações, cuidados com internação - Dr. Danilo Villagelin
  • 30/05: Tireoidite de Hashimoto, oftalmopatia, uso de imunossupressores - Dr. José Sgarbi

Outros Materiais da Campanha

 

*Comissão de Campanhas da SBEM é coordenada pela Dra. Carolina Ferraz e Dra. Mariana Guerra e a Comissão de Comunicação Social pelo Dr. Ricardo Meirelles. 

 

Pro Endocrino setembro 2019
COVID 19