Entre os dias 23 e 27 de maio será realizada a “Semana Internacional de Conscientização da Tireoide”. A campanha mundial tem o objetivo de conscientizar o público, imprensa e profissionais de saúde sobre a tireoide e seus distúrbios.
A SBEM Nacional, junto com o Departamento de Tireoide, a Comissão de Campanhas da SBEM, as Regionais e empresas, promoverá uma série de ações educacionais em todo território nacional, destinadas aos profissionais de saúde e ao público geral. A campanha conta com palestras, distribuição de material impresso e divulgação de informações sobre tireoide para a mídia. São várias ações, inclusive na televisão e redes sociais. Você já pode acessar, inclusive, o vídeo da campanha em seu canal, no YouTube.
Histórico
O dia 25 de maio foi adotado pelas quatro sociedades irmãs (LATS, ETA, ATA e AOTA)* como o “Dia Internacional da Tireoide”. Desde 2009, a Federação Internacional de Tireoide, em conjunto com organizações de pacientes, desenvolvem campanhas educacionais ao redor do mundo durante o que se denominou de “Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide”.
Confira a agenda, com data e local das atividades:
Brasília
- Palestra com Dra. Monalisa Ferreira Azevedo - dia: 26/05 - horário: 17h - Local: Auditório 1 do Hospital Universitário de Brasília – HUB. Aberta ao público, com informações sobre a tireoide e suas principais disfunções
Fortaleza
- Palestra com Dra. Claudia Melo Peter - Dia: 25/05 - Horário: 9h - Local: Auditório do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão – CIDH (Rua Silva Paulet, 2406, Aldeota – Fortaleza).
Pouso Alegre
- Palestra com Dra. Jussara Vono Toniolo - Dia: 24/05 - horário: 15:30 - Local: Anfiteatro da Unidade Central da UNIVAS (Faculdade de Medicina) – Pouso Alegre.
Belo Horizonte
- Atividades - 27/05 - Horário: das 10h às 22h – Local: Shopping Cidade
Recife
- Atividades - 24/05 – Horário: de 9h às 15h – Local: Shopping Tacaruna – “parte social”.
Rio de Janeiro
- Esclarecimento e exames gratuitos à população sobre problemas na Tireoide, na segunda-feira, dia 23 de maio, das 10h às 17h, na Estação do Metrô, no Largo da Carioca.
- Veja a ação realizada no Rio de Janeiro.
Natal
- Palestras com Dr. Tadeu Fonseca - Dia: 24/05, 25/05 e 26/05 - Horário: 19h - Local: Auditório do Hospital Walfredo Gurgel
Outras atividades:
- Campanha de conscientização da comunidade, com orientações, distribuição de folhetos informativos e exame de palpação da tireoide - Dia 25/05, das 10 às 18 horas, no Shopping MidWay. Participação de
endocrinologistas associados à SBEM-RN, médicos residentes e estudantes de medicina.
- Distribuição de folhetos em todos os consultórios de Endocrinologia da Cidade.
Botucatu
- Palestra com Dra. Gláucia Mazeto - Dia: 26/05 - Horário: 19h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (Campus de Rubião Júnior, s/n).
Campinas
- Palestra com Dra. Laura Sterian Ward e Dr. José Sgarbi - Dia: 25/05 - Horário: 14h - Local: Anfiteatro do Hospital das Clínicas da UNICAMP.
Marília
- Palestra com Dr. José Augusto Sgarbi - Dia: 26/05 - Horário: 10h - Local: Anfiteatro Mário Alberto Cosentino - Faculdade de Medicina de Marília (Av. Monte Carmelo, 800).
São Paulo
- Atividades - 25/05 – Horário: das 10h às 16h Local: Estação da Sé
Ribeirão Preto
- Atividades - 26/05 – Horário: das 10h às 16h – Local: Terminal Rodoviário Ribeirão Preto
O que é a Tireoide?
A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço que tem forma de borboleta. Os hormônios tireoidianos (T4 e T3) são responsáveis pela regulação do metabolismo, ou seja, por todo o trabalho celular do organismo. Assim, uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou hiperativa (hipertireoidismo) pode causar uma gama de sinais e manifestações clínicas que afetam a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, porque os sintomas podem ser leves ou inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes confundido com outras condições e não realizado.
Fique Atento
Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que mais da metade desconhecem sua condição. As mulheres em particular e os idosos são mais suscetíveis às doenças da tireoide.
No idoso, os sintomas dos distúrbios da tireoide podem ser confundidos com os da própria idade e não serem adequadamente tratados. Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. Podem ainda afetar a gestação e o feto em desenvolvimento. Por outro lado, as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas, através de um exame, o TSH, que avalia os níveis séricos do hormônio estimulador da tireoide. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo SUS.
Confira o vídeo da campanha para Semana Internacional de Tireoide.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...