Semana Contra a Obesidade

relogio 05/03/2012 - 15:33 Notícias

Entre os dias 5 e 9 de março, cerca de 5 milhões de estudantes de escolas públicas do país, com idades entre 5 e 19 anos, participaram da 1ª edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola. O programa tem como tema Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência e foi realizado em cerca de 22 mil escolas, em 1938 municípios. Além das atividades escolares, foram feitas palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às instituições de ensino.

Entre as ações da Semana estava a avaliação nutricional dos estudantes, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e encaminhamento de estudantes com excesso de peso para as Unidades Básicas de Saúde. A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos e foi instituída após uma portaria publicada no Diário Oficial da União. A adesão é voluntária.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019