#SBEMResponde: Colesterol

relogio 08/08/2017 - 13:52 #SBEMResponde

Diariamente a SBEM Nacional recebe diversas mensagens pelos canais de comunicação com o público. Foram separadas as principais dúvidas recebidas para que os especialistas possam responder, de forma bem objetiva, a estes questionamentos.

O assunto agora é o colesterol, para marcar a campanha do Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Os esclarecimentos sobre o assunto são dados pela Dra. Cynthia Valério, presidente do Departamento de Dislipidemias e Aterosclerose da SBEM.

A prática de atividade física contribui para o Controle do Colesterol?

O colesterol alto é a maior causa tratável de aterosclerose que, por sua vez, é o principal responsável pelas doenças cardiovasculares. Atualmente, é um dos principais fatores de mortalidade na população.

As principais causas de colesterol alto incluem, além de fatores genéticos, a alimentação rica em gorduras saturadas e carboidratos simples. Além disso, obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e sedentarismo também são fatores que contribuem para o aumento do colesterol.

Todos esses são fatores de risco que agravam os níveis de colesterol podem aumentar as chances das pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares e causar mortalidade. Para evitar isso, é importante ter um estilo de vida saudável, com alimentação rica em fibras, legumes, verduras e frutas.

Também é importante enfatizar a prática de atividades físicas e o uso de medicamentos, para os pacientes com indicação, no combate aos altos níveis de colesterol. Eles são responsáveis por prevenir a evolução de doenças cardiovasculares.

Esses medicamentos devem ser indicados pelo médico que acompanha o paciente. Uma vez iniciados, eles não podem ser interrompidos e as orientações dos especialistas devem ser seguidas.

Diga não ao colesterol alto. Conheça os seus níveis ideais que variam conforme o seu histórico de doença e fatores de risco e consulte o seu endocrinologista.

 

 

cbaem 2019