SBEM Responde: Obesidade

relogio 17/10/2018 - 14:13 #SBEMResponde

Diariamente a SBEM recebe e-mails e mensagens em suas redes sociais pedindo orientações sobre questões relacionadas à endocrinologia. As dúvidas são esclarecidas em campanhas públicas realizadas pela Sociedade, como a série #SBEMResponde.  

Nesta semana, no dia 11 de outubro, é lembrado o Dia Mundial da Obesidade, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população. Dando continuidade a série, a Dra. Maria Edna Melo, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, traz esclarecimentos sobre o assunto.

Como eu sei que estou obeso? 

Para saber se você está acima do peso é preciso calcular o índice de massa corporal (IMC = Peso(kg)/Altura(m)2. Se o valor for igual ou maior que 25, você tem excesso. Se for igual ou maior que 30 você tem obesidade. 

A obesidade é uma doença crônica, que desencadeia ou agrava várias outras, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, ela piora a qualidade e reduz a expectativa de vida. É importante manter sempre hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios regularmente para prevenir e manter o controle. Para alguns pacientes pode ser necessário o uso de medicamentos ou cirurgia bariátrica.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018