SBEM Participa de Reunião com Ministro da Saúde

Notícias

SBEM Participa de Reunião com Ministro da Saúde

por site em 6 de setembro de 2019


No final da tarde desta quinta-feira (05.09), aconteceu uma reunião no Gabinete do Ministro de Estado de Saúde com membros da SBEM, da ABESO  (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) e do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

A pauta inicial era sobre as propostas para rotulagem de alimentos, porém, a obesidade e o diabetes foram discutidos, como duas das principais doenças crônicas não transmissíveis e que precisam ter uma melhor cobertura preventiva e assistencial no país.

Segundo o Ministro, os três pilares de combate à obesidade serão fortalecidos: campanhas de orientação para melhores hábitos alimentares; necessidade de intensificar atividade física (Brasil está prestes a ser considerado o país mais sedentário do mundo); e o fornecimento de medicamentos específicos no SUS está também em processo de avaliação.

O Ministro ainda considerou que, para o tratamento do diabetes, há necessidade de novas incorporações de medicações no SUS. 

Os critérios de rotulagem nutricional no Brasil deverão ser definidos ainda este ano pela ANVISA, após nova consulta pública que deverá contar com a participação das entidades interessadas em contribuir. O Ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que ampla campanha de divulgação será estabelecida após a definição do padrão de rotulagem.

O Dr. Neuton Dornelas, membro da diretoria da SBEM Nacional, foi o represente da Sociedade na reunião.

sbem e ministério da saúde

Na foto, Dr. Neuton Dornelas Gomes, Dr. Mário Carra e Dra. Maria Edna (ambos SBEM e ABESO) foram os endocrinologistas presentes na reunião com o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que contou também com participação de representantes do IDEC.