Mobilização no Facebook

relogio 25/05/2011 - 07:14

Depois de aderir o Twitter, que já conta com mais de 1600 seguidores, a SBEM deu continuidade às ações de divulgação da entidade através das mídias sociais, criando um perfil no Facebook. Com o objetivo de utilizar todas as ferramentas oferecidas pela rede social, a entidade tem criado campanhas, como a  de mobilização dos usuários contra a decisão da Anvisa de suspender a venda de medicamentos de ação central contra a obesidade (sibutramina e outros anorexígenos) no mercado brasileiro. 



O Facebook

A rede social tem sido a que mais cresce no Brasil nos últimos meses. Segundo a empresa de pesquisas comScore, o Facebook cresceu 258% no ano passado no Brasil, atingindo 12,118 milhões de visitantes únicos. No mesmo período, o concorrente Orkut, do Google, avançou 28%, com 31,729 milhões de visitantes únicos. No mundo, o Facebook somou 600 milhões de usuários no começo deste mês, segundo dados da própria empresa. Entre alguns pontos interessantes dentro da Endocrinologia está o fato de ter um grande número de especialistas se comunicando através dessa rede social.

Como Funciona?

O Facebook é uma rede social com diversas funcionalidades, com possibilidade de integração de recursos audiovisuais e diversos aplicativos, além de proporcionar a interação entre usuários. Após um cadastro simples, o Facebook sugere uma lista inicial de amigos, com base nos dados fornecidos. Depois, essa sugestão é feita com base nas pessoas já associadas ao seu perfil. Dessa forma, a rede social sempre vai sugerir pessoas para integrar sua rede de amigos,  evitando que o usuário perca tempo procurando conhecidos.

Além disso, ele segue uma fórmula parecida com a do Twitter, onde o usuário se comunica por meio de microposts, de até 420 caracteres. O conteúdo central da página principal é uma lista de atividades (mensagens, fotos e vídeos) enviadas pelos contatos, muito parecido com o Twitter. Em resumo, o Twitter é mais instantâneo e o Facebook com uma interface com mais possibilidades.

O Facebook também permite algumas interações com as atualizações de seus contatos. É possível comentar os posts e também “curtir” cada um deles, o que significa que o internauta, de alguma forma, gostou e aprovou o que foi enviado. Existe também o recurso de compartilhar as publicações de seus contatos.

Leia Mais