SBEM e Congresso de Medicina do Exercício e Esporte

relogio 29/08/2019 - 16:54 Atividade Fisica

Acontece, entre os dias 28 a 31 de agosto, em Foz do Iguaçu, o 31º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e o XI Congreso Sudamericano de Medicina del Deporte, com uma participação ativa da SBEM em todos os dias do Congresso.

  • Na foto, Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM Nacional, Dra. Hermelinda Pedrosa (presidente da SBD) e Dr. Marcelo Leitão (presidente da SBMEE)

A atividade é uma realização da SBMEE – Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – e, na programação, vários simpósios foram feitos através de uma parceria da SBEM,  com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO).

Trabalho em Conjunto

Ha cerca de dois anos, a SBEM vem se aproximando da SBMEE, presidida pelo Dr. Marcelo Leitão. Esta parceria já havia sido efetivada no Simpósio Integrado de Endocrinologia do Exercício (SIEEx), que aconteceu em São Paulo no início do ano e foi organizado pela Comissão Temporária de Endocrinologia do Esporte e do Exercício (CTEEE), presidida pelo Dr. Clayton Macedo.

Neste congresso, diversos membros da SBEM e da CTEEE foram convidados para participar dos debates e vários simpósios realizados em conjunto SBEM/SBD/ABESO/SBMEE, explorando os temas da endocrinologia na área do exercício, confirmando a parceria entre as sociedades e a integração entre os diferentes especialistas. A abordagem foi, principalmente, na área de obesidade, diabetes e em relação aos esteroides anabolizantes.

O Dr. Clayton Macedo, presidente da CTEEE/SBEM, comenta que a repercussão foi gigantesca. “A qualidade dos temas e dos palestrantes se destacaram. Chamaram atenção a apresentação do programa ‘Bomba Tô Fora’, os efeitos colaterais dos esteroides e anabolizantes e o uso de testosterona em mulheres”.

Nesta mesa, estavam presentes autoridades, como Luiza Parente, que coordenam os programas de antidopagem no Brasil – ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), que são da Secretaria do Esporte (ex Ministério do Esporte). “Luiza deu um grande apoio na abordagem que a SBEM tem feito nessa área, junto à AMB, disseminando a área educativa quanto ao uso dos anabolizantes”, explicou o Dr. Clayton.

Para o presidente da SBEM Nacional, Dr. Rodrigo Moreira, a ideia é unir as quatros Sociedades, além da Brasileira de Cardiologia e do Conselho Federal de Educação Física, para a elaboração de Diretrizes tanto para pacientes com Diabetes como para Obesidade. “Tenho certeza que teremos inúmeros frutos desta parceria nos próximos meses”, afirmou o presidente.

congresso medicina do esporte 

Na foto: Marcos Oliveira (educador físico), Rodrigo Moreira (presidente da SBEM), Clayton Macedo (presidente da CTEEE/SBEM), Hermelinda Pedrosa (presidente da SBD e do Departamento de Diabetes da SBEM), Andressa Leitão (endocrinologista SBEM), Marcelo Leitão (presidente da SBMEE) e Cristiano Barcelos (endocrinologista SBEM).

cbaem 2019
Pro Endocrino setembro 2019