Em virtude das inúmeras demandas externas, principalmente no que se refere à tentativa de prática da especialidade de Endocrinologia e Metabologia por profissionais de saúde, notadamente não médicos, a Diretoria criou recentemente a Comissão de Defesa de Assuntos Profissionais.
Os membros indicados para a Comissão são: Dr. Neuton Dornelas Gomes (DF), Dr. Jued Tuma (GO), Dr. Fábio Ferreira de Moura (PE) e Dr. Evandro Portes (SP). A principal função é ser interlocutora da SBEM, com as instituições médicas e também com o Poder Público (Legislativo, Executivo e Judiciário), em suas várias instâncias, com a finalidade de defender a especialidade e buscar o cumprimento dos objetivos comuns da Medicina. Também será a representante junto ao Instituto Brasil de Medicina (IBDM), ao qual a SBEM se filiou recentemente.
Como detalhou o Dr. Fábio Trujilho, presidente da nacional, já existe no âmbito da Sociedade a Comissão de Ética e Defesa Profissional. No entanto, esta, por força do Estatuto, somente pode atuar em assuntos ligados diretamente ao associado SBEM, o que não tem sido o caso da imensa maioria das demandas atuais.
O trabalho será feito em conjunto com a Comissão de Ética, que recebe todas as questões que se referirem a alguma possível infração de associados da SBEM, que sempre foi a sua missão estatutária. O Dr. Neuton Dornelas, membro da Comissão e da Diretoria da Nacional (inclusive na gestão 2019/2020) explica que a Comissão estava sobrecarregada por demandas externas que efetivamente não lhes diziam respeito. “Isso precisa ficar muito claro: as duas Comissões vão se completar e, portanto, atuarão juntas e respeitando os seus campos de atuação. Sempre que surgirem assuntos comuns, ambas opinarão”, explicou.
O Dr. Neuton vê como extremamente importante a criação dessa nova Comissão, tendo em vista o momento atual da Medicina brasileira. Ele enfatiza que diversas especialidades estão sofrendo ameaças de invasão de sua prática por profissionais não médicos. “Mas também é preciso ficar claro que a CDAP também encaminhará diversas ações de interesse profissional e, portanto, não estará restrita apenas aos assuntos que afetem o campo da ética”, enfatizou.
Sobre o fluxo de informação, o endocrinologista explica que todas as demandas que chegarem pelo e-mail cdap@endocrino.org.br serão avaliadas pelos membros da CDAP, visando dar o fluxo adequado na maior brevidade possível, bem como acompanhar o andamento das questões. “A constituição da CDAP inclui um dos Diretores exatamente para que esta trabalhe em consonância com a Diretoria da SBEM,já que a Comissão representará a interface de nossa Sociedade com outras Instituições”.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.