Rosiglitazona: Sim ou Não?

relogio 24/09/2010 - 15:25
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), decide nos próximos dias se suspende ou não a venda do medicamento Avandia®, que contém a substância Roziglitazona. A medicação, usada no tratamento de diabetes, foi banida da Europa e é comercializada com restrições nos Estados Unidos. Há suspeitas de que o produto provoque problemas cardiovasculares.

Confira, abaixo, o posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, até a manifestação da ANVISA:

"Recentemente a Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) suspendeu a comercialização de produtos à base de Rosiglitazona na Europa e a Agência Americana de Medicamentos e Alimentos (FDA) recomendou que seu uso seja restrito apenas aos pacientes que não consigam controlar o diabetes com outros medicamentos e que estejam impedidos de usar Pioglitazona, o único outro antidiabético oral desta classe disponível atualmente.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia recomenda aos pacientes em uso de Rosiglitazona (Avandia®), ou qualquer outro medicamento que associe Rosiglitazona com outros fármacos, que procurem seus médicos para obterem instruções sobre as opções de tratamento. Nenhum tratamento para diabetes deve ser interrompido sem orientação médica, pois há risco de elevação dos níveis de glicose no sangue, que pode causar sérios problemas de saúde a curto e a longo prazo."