Recentemente, uma nota publicada na imprensa internacional sobre o medicamento rosiglitazona mobilizou diversos segmentos. A SBEM e a SBD emitem, em conjunto, uma ratificação do posicionamento já feito pelas duas entidades.
Ratificação do Posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Diabetes sobre a Rosiglitazona
Em 20 de fevereiro último passado, dois membros do Comitê de Finanças do Senado norte-americano publicaram uma nota na imprensa, criticando o FDA e a GSK por manterem o medicamento rosiglitazona no mercado a despeito da suspeita de potencial risco cardiovascular associado a essa medicação.
Essa suspeita de possível associação de risco começou em 2007, com a publicação de uma metanálise de Steven Nissen onde foi encontrado aumento de 43% de risco de infarto do miocárdio em diabéticos tipo 2 em uso dessa medicação. Prontamente o FDA manifestou-se. Por 22 votos a 1 os conselheiros recomendaram a manutenção da droga no mercado, e a inclusão desse alerta de risco em bula. Obedecendo a princípios éticos e de interesse científico foram solicitados diversos estudos adicionais da empresa GSK. O estudo mais importante chamado TIDE (Thiazolidinedione Intervention With Vitamin D Evaluation), compara rosiglitazona com pioglitazona e está ainda em curso.
Em 25 de fevereiro o FDA publicou uma nota aos médicos americanos, recomendando que os pacientes continuem a usar essa medicação, e informando que a agência continua a analisar esse assunto. O FDA recomenda as indicações, precauções e contra-indicações em bula. Avisam ainda que os dados de associação de isquemia miocárdica e rosiglitazona são inconclusivos e que outros três estudos já mostraram resultados diferentes daqueles da metanálise de Nissen.
A GSK respondeu oficialmente, afirmando estar sendo diligente com os esforços da realização dos estudos de segurança e eficácia, e que esses resultados serão publicados e comunicados amplamente ao governo, médicos, agências regulatórias e pacientes.
A SBD e SBEM se manifestam pela orientação apropriada aos médicos e pacientes, afirmando que as autoridades regulatórias brasileiras mantêm essa medicação no mercado, e enfatizam a necessidade de diálogo entre médicos e pacientes, reforçando a importância da manutenção das medidas terapêuticas para o controle adequado do diabetes.
Em concordância com posicionamento feito há dois anos:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Ricardo Meirelles
Presidente
Ruy Lyra
Ex-Presidente da SBEM
Sociedade Brasileira de Diabetes
Saulo Cavalcanti
Presidente
Marcos Tambascia
Ex-Presidente da SBD
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.
Nesta segunda-feira, 15 de março, foi realizada uma coletiva de imprensa online para divulgar a criação do Comitê Extraordinário de Monitoramento COVID-19 (CEM), da Associação Médica Brasi...
Considerada uma das principais atividades da Comissão de Educação Médica Continuada, a Universidade Online da SBEM será retomada no dia 24 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 20h.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
A SBEM Nacional lembra que está online a edição de abril dos Archives of Endocrinology and Metabolism. O acesso é pelo site da publicação, que tem como editor-chefe, o Dr. Marcello D. Bronstein.
A trajetória da Dra. Denise Pires de Carvalho continua dando mais orgulho à Endocrinologia Brasileira. Depois de ser eleita a primeira reitora mulher da UFRJ, ela acaba de ocupar o cargo de vice-presidente regional da Organiza&cc...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.