O Dia Mundial do Diabetes foi no dia 14 de novembro, mas as ações de conscientização seguiram durante todo o mês. Para um planejamento ainda mais detalhado para 2020, a SBEM e a Comissão de Campanhas Públicas (Dra. Erika Parente) e a Comissão de Comunicação Social (Dr. Ricardo Meirelles) avaliaram os resultados nos veículos de comunicação da Sociedade e redes sociais, observando o que pode ser aprimorado para o próximo ano.
A presidente da Comissão de Campanhas Públicas da SBEM, Dra. Erika Parente, ficou muito satisfeita com a mobilização obtida por todo o país e a parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A endocrinologista alertou para os efeitos positivos das mensagens em relação à importância do envolvimento da família no acompanhamento das pessoas com diabetes. Lembrando que, este ano, a campanha (assim como em 2018, definido pela International Diabetes Federal) teve como tema a família.
O Novembro Diabetes Azul no Brasil foi promovido pela SBEM Nacional e a SBD, com uma participação muito ativa das Regionais das duas instituições.
“Encerramos o mês de novembro com uma linda campanha sobre diabetes por todas as regiões do nosso Brasil. Literalmente de Norte a Sul, diversas regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, juntamente com a Sociedade Brasileira de Diabetes, promoveram ações de orientação, conscientização e atendimento de pessoas com e sem diabetes.
No dia 27 de novembro, o Cristo Redentor foi iluminado de azul e recebeu projeções com mensagens de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes e do seu tratamento. A ação foi transmitida pelas redes sociais com um excelente engajamento”, reforçou a Dra. Erika, presidente da Comissão de Campanhas.
A campanha visa chamar a atenção para que a informação sobre diabetes circule cada vez mais na população. “No Brasil, temos milhares de pessoas com diabetes, mas infelizmente muitas não sabem que têm a doença e outras não estão tratando adequadamente. O tratamento do diabetes é importante para evitar as complicações dessa doença, e toda a família deve estar envolvida. O diabetes envolve todos e o apoio da família é muito importante”, lembrou a endocrinologista.
Entre as mensagens centrais da Campanha 2019 estavam:
- Faça os exames de rastreamento. O diabetes tipo 2 pode ser prevenido.
- Se você tem diabetes, cuide bem da sua glicose e assim terá uma vida saudável.
Para uma avaliação geral, a SBEM Nacional divulga alguns números da campanha 2019.
A Campanha nas Redes Sociais
- Foram 22 postagens no Facebook, incluindo a divulgação das mensagens da campanha e as ações realizadas pelo país;
- A ação no Cristo Redentor foi a de mais destaque no Facebook e Instagram. No Facebook: mais de 2.800 pessoas alcançadas, mais de 180 envolvimentos com a publicação e 13 compartilhamentos;
- No Instagram, no geral, foram 154.832 de alcance. Como exemplo, apenas em uma das publicações (a do Cristo Redentor) foram mais de 7.100 contas alcançadas, além de 75 visitas no perfil; mais de 9 mil impressões, sendo 1692 através de hashtags e mais de sete mil da página inicial;
- No Instagram foram mais de 50 postagens, incluindo ações das Regionais e repost sobre as atividades.
Reportagens e Materiais da Campanha
- Cristo Redentor e o Mês do Diabetes
- Números do Diabetes no Mundo
- Atividades Realizadas pelo Dia Mundial do Diabetes
- Programação do Dia Mundial do Diabetes
- Dia Mundial do Diabetes 2019
Vejam alguns dados da ação nas imagens a seguir: