Com o objetivo de conhecer a opinião dos internautas que navegam pelo site da SBEM, a Sociedade publica, regularmente, enquetes relacionadas à Endocrinologia. A mais recente foi direcionada ao público e tratou de um tema muito discutido recentemente na área: Reposição Hormonal.
Os resultados da enquete – que tem objetivos gerais e não científicos - mostram que o tratamento, tanto no homem, quanto na mulher, está sendo indicado, em sua maioria, por ginecologistas (43,8%), seguido por endocrinologistas (42,5%). Com a pergunta “Quem recomenda a reposição hormonal para você?”, a pesquisa também mostrou que urologistas indicam a reposição em apenas 7,5% dos casos e clínicos gerais em 3,8%. Os dados são referentes ao dia 8 de dezembro de 2009.
De acordo com o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM, o resultado é satisfatório. “O percentual de endocrinologistas é praticamente o mesmo de ginecologistas, o que significa que estamos assumindo a iniciativa de indicar a terapia hormonal e não a delegando a outro especialista, como no passado” afirma. “Temos, entretanto, que interpretar esses dados com cuidado, pois a enquete foi veiculada na página da Sociedade de Endocrinologia e o público que a visita provavelmente é de pacientes de endocrinologistas, o que cria um viés. De qualquer forma, significa que o endocrinologista está cada vez mais conhecido como o especialista que lida com hormônios”, acrescenta.
(Imagem capturada no dia 8 de dezembro de 2009)
A SBEM Nacional lembra que está online a edição de abril dos Archives of Endocrinology and Metabolism. O acesso é pelo site da publicação, que tem como editor-chefe, o Dr. Marcello D. Bronstein.
A trajetória da Dra. Denise Pires de Carvalho continua dando mais orgulho à Endocrinologia Brasileira. Depois de ser eleita a primeira reitora mulher da UFRJ, ela acaba de ocupar o cargo de vice-presidente regional da Organiza&cc...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.