Reorganização do Conteúdo da Residência Médica

relogio 09/10/2007 - 10:28

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação, convida as sociedades de especialidades médicas para participarem de um amplo processo de reorganização do conteúdo programático de seus currículos. No momento em que completa 30 anos, a CNRM pretende iniciar uma revolução, conceitual e prática, da residência médica brasileira.

Por isso, no dia 14 de agosto (terça-feira) será realizado o I Seminário do Conteúdo Programático na Residência Médica. O encontro acontecerá na Unifesp e abordará questões como: o exercício profissional no Mercosul, o programa curricular orientado por competências e os novos desafios da formação.

O objetivo principal deste seminário é a formação de oficinas de trabalho, compostas por gestores, pessoas do Ministério da Saúde, da própria Comissão, da academia e das sociedades de especialidades médicas. Cada oficina, posteriormente, deverá encaminhar uma reorganização eficaz de seus conteúdos de residência. Esta proposta visa interagir e atender melhor as demandas sociais em saúde.

Segundo o Dr. Antonio Carlos Lopes, secretário executivo da CNRM, esta ação “trata de uma mudança de paradigmas. Queremos mudanças na residência médica para que priorize o lado humanista, em vez do tecnicismo. Para tanto, é essencial trabalhar para a reorganização por competências do conteúdo programático da residência das sociedades de especialidades”.

Informações Gerais:

I Seminário do Conteúdo Programático na Residência Médica
Data: 14 de agosto
Local: Unifesp, São Paulo, SP.
Informações: Comissão Nacional de Residência Médica - (61) 2104-8723.