Regionais e o Dia Mundial

relogio 12/11/2011 - 13:53 Notícias

Regionais da SBEM pelo país preparam atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes. O site da SBEM está acompanhando e publicando diversos informes pelas redes sociais. Além de compartilhar informações sobre a campanha, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que integra um dos Departamentos Científicos da SBEM, estão sendo divulgadas ações realizadas pelas Regionais.

Um boletim eletrônico foi enviado para que as ações sejam informadas à Comissão de Comunicação Social da SBEM e à redação do site.

Pelo Twitter da SBEM Nacional e Facebook estão sendo publicadas diversas informações sobre as campanhas.

Florianópolis - A partir das 9h do dia 14 de novembro haverá distribuição de material informativo, com orientações dos Especialistas em Endocrinologia e alunos do curso de medicina da UNISUL-Campus Florianópolis, na beira-mar norte e no Parque de Coqueiros. Além disso, mais de dois mil folderes serão distribuídos nos ambulatórios de Endocrinologia.
 
Outra atividade está sendo desenvolvida pelo Grupo de Diabéticos dos Ingleses, em Florianópolis. O evento acontece ao lado do Shopping Barra Norte na próxima segunda-feira (14). Haverá uma caminhada, ginástica, verificação de pressão arterial e teste capilar de glicemia.
 
Blumenau - Dia 12 de novembro (sábado), a partir das 9hhoras haverá distribuição de material informativo sobre os fatores de risco da diabetes, teste de glicemia capilar, avaliação do fundo de olho e exame de pressão arterial na Torre da Matriz, na Praça Dr. Blumenau. A atividade é desenvolvida pela Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí.

Joinville - Dia 17 de novembro,  partir das 9h haverá distribuição de material informativo sobre a diabetes, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientação de nutrcional, quick-massage e palestra educativa "Como prevenir a diabetes". A atividade acontece no Campus da UDESC e é desenvolvida pelo Instituto de Diabetes de Joinville.

  • SBEM Rio de Janeiro

Realizou ação na sexta-feira, dia 11 de novembro, na Estação das Barcas em Charitas, em Niteroi, com o apoio do Corpo de Bombeiros e Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Além de Charitas foi realizadas na Policlínica de Nova Iguaçu, também com o apoio dos Bombeiros, mas restrita aos familiares dos bombeiros.

O tenente coronel José Martins Amaral, da diretoria da 3ª Policlínica, falou sobre a parceria inédita com a SBEM Rio, cuja presidente é a Dra. Vivian Ellinger. "Essa campanha é o primeiro passo para muitas outras ações de prevenção que já começam a ser programadas". A endocrinologista Vivian Ellinger falou sobre a ampliação em 2012 da iniciativas e que reuniões já estão programadas para definir o que será feito.

Os pacientes que apresentaram sinais de diabetes descontrolado ou desconheciam a doença foram encaminhados ao Programa de Saúde da Família da região e postos de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Niteroi. A nutricionista Marlene Merino, da Fundação Municipal de Saúde,mencionou também a importância de divulgação de informações sobre alimentação saudável e a prática de atividade física.

 

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, a Regionalinicia na quarta e quinta-feiras (16 e 17), o projeto Jaqueira Segura, no Parque da Jaqueira. Estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) vão aplicar questionários com os frequentadores do parque para traçar o perfil do público do espaço e, assim, poder propor ações que garantam um atendimento e orientação adequados em casos de urgência.“É notória a frequência de idosos e obesos no primeiro horário da manhã, que podem ter doenças associadas à idade e ao peso, como hipertensão e diabetes. Essas comorbidades precisam de atenção especia”, enfatiza o presidente da SBEM-PE, Amaro Gusmão.

O questionário constará de dados como glicemia, circunferência abdominal, altura, peso, IMC, idade, profissão/atividade, se já teve algum problema cardiovascular, dentre outros pontos. Durante a pesquisa, os estudantes, acompanhados de endocrinologistas, vão eles mesmos fazerem a coleta dos dados coma aferição de pressão, testes de glicemia e medição de altura e pesagem.

  • SBEM Maranhão

A Regional MA organizou a Caminhada contra o Diabetes no dia 12 de novembro. Na ocasião foram realizadas ações em paralelo, como alongamento físico pré-caminhada, testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, além de esclarecimentos e orientações a respeito da doença com médicos endocrinologistas, a equipe do Hiperdia do município e alunos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da UFMA e UNICEUMA.

"Tivemos ainda distribuição de camisas em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e distribuição de lanches. Realizamos ainda entrevistas em rádio e TV,esclarecendo os problemas ocasionados pelo diabetes e a importância de tratamento adequado", disse a presidente da Regional, Ana Gregória de Almeira.

Durante o restante da semana a Regional estará apoiando a orientação da população em hospitais de campanha, organizado pela SES, assim como em postos de saúde da SEMUS de São Luis. "Continuaremos também esta campanha durante toda semana em nossos ambulatórios de Endocrinologia em toda São Luis. Alé disso a SBEM-MA também apoia campanhas em farmácias e outras instituições comerciais que decidiram se empenhar nesta campanha tão importante".

  • SBEM Mato Grosso do Sul

Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, a Regional do Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia organizaram diversas atividades.

Durante toda a Semana de Alerta e Combate ao Diabetes, a SBEM-MS promoveu testes de glicemia capilar no parque da cidade e, no dia 10 de novembro, houve orientação da população local sobre prevenção e controle do diabetes.

  • SBEM Amazonas

A Regional SBEM Amazonas e a Delegação do SBD Amazonas participaram, juntos no dia 13, em Manaus, para marcar o Dia Mundial do Diabetes, das Corridas Ciclistas Agnaldo e Amélia Acher Pinto.

Foram aproximadamente 300 competidores e a largada foi às 7h30 para os homens e 9h para as mulheres. A largada e a chegada foram na Alameda do Samba, próximo ao Centro de Convenções-Sambódromo, no bairro Alvorada, na Zona Oeste de Manaus.

EMBE 2019
Universidade online SBEM