Publicações da SBEM: TEEM e Osteometabolismo

relogio 23/09/2019 - 10:19 Informações Científicas

Recentemente, a SBEM lançou dois novos livros: o "TEEM: Preparação para Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia – Volume I" e o "Guia Prático em Osteometabolismo". A divulgação feita durante o CBAEM 2019, que aconteceu no fim de agosto, em Florianópolis.

Eles estão disponíveis no site da Editora Clannad e para fazer a compra de qualquer uma das duas publicações, basta acessar www.editoraclannad.com.br/projetos-sbem.

O livro sobre o TEEM tem como organizadores os Drs. Wellington S. Silva Júnior, Mateus Dornelles Severo e Ricardo Mendes Martins. Seu objetivo é preparar os profissionais que farão a prova de Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia. Inlcusive, a data do exame de 2020 já foi divulgada: será 30 de maio.

De acordo com o Dr. Wellington, presidente da Comissão de Valorização de Novas Lideranças (CVNL) e um dos organizadores, o livro aborda as provas de 1ª e 2ª fase dos anos de 2014, 2015 e 2016. "A publicação traz o diferencial de comentar os casos clínicos das provas de 2ª fase do TEEM, permitindo uma melhor preparação dos candidatos ao título. O 2° volume da obra já está previsto pra 2020, com a revisão das provas de 2017, 2018 e 2019, e a CVNL está muito feliz em poder auxiliar os futuros especialistas da nossa Sociedade em sua preparação".

O Dr. Mateus falou sobre os cuidado em convidar especialistas titulados, ou seja, que prestaram a prova. "São endocrinologistas com expertise dentro das suas áreas de atuação. O livro ficou muito agradável, pra não dizer divertido. Qualquer médico endocrinologista, até que não for prestar o exame do TEEM, pode aprender bastante lendo as questões e os comentários".

O Guia prático em Osteometabolismo tem 32 capítulos e oferece uma abordagem consistente de diferentes temas presentes no dia a dia do profissional médico. Ele é um material de consulta e referência para endocrinologistas e notável fonte de conheci­mentos para clínicos e demais especialistas. Os organizadores responsáveis são os Drs. Miguel Madeira, Sergio S. Maeda, Dalisbor M. Weber Silva, Carolina A. Moreira e Maria Lucia Fleiuss de Farias.

O Dr. Miguel explicou que essa é a segunda edição do guia, criado em 2014. "Nós fizemos uma atualização dessa versão com novos capítulos. Essa necessidade veio de várias informações novas que recebemos de osteometabolismo e de uma demanda dos endocrinologistas e outras especialidades onde não haviam livro de referência, rático e de dia a dia de consultório. É uma ótima forma para tirar dúvidas, estudar e fazer pesquisa".

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM