Nesta terça-feira, dia 25 de outubro, às 21h, será realizada mais uma edição do Webmeeting. O tema desta vez será: "controle fino do metabolismo - como doenças graves a a alimentação podem afetá-lo", e as responsáveis serão: Dra. Ana Luiza Maia e Dra. Karen de Jesus Oliveira.
A Dra. Ana Luiza Maia explicou que será abordada uma enfermidade conhecida como "Síndrome do T3 baixo", caracterizada por uma diminuição nos níveis dos hormônios da tireoide em indivíduos com doenças graves. "Essa alteração, que ocorre em número significativo de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva, está associada ao aumento importante da mortalidade", comentou.
Além disso, a médica explicou que apesar da doença já ser conhecida há varias décadas, não se sabia o que exatamente causava essa alteração. "Novos estudos, no entanto, indicam que o estresse oxidativo é um fator determinante para as alterações no metabolismo dos hormônios tireoidianos. A compreensão dos mecanismos causadores da doença são importantes porque abre novas possibilidades para o tratamento, com consequente melhora na sobrevida dos pacientes", explicou a endocrinologista.
Já a Dra. Karen de Jesus Oliveira afirma que serão abordados composição da canela, efeitos associados ao seu consumo (evidencias obtidas em humanos e em modelos de experimentação animal), além da discussão de possíveis efeitos negativos da ingestão da especiaria.
A Dra. Karen Oliveira apontou os motivos pelo qual o assunto é importante."A influência da alimentação sobre o sistema endocrino é extremamente relevante. Diversos alimentos possuem componentes que podem influenciar a secreção, metabolismo e ação dos hormônios. Além disso, a busca por melhoria na qualidade de vida envolve modificações nos hábitos diários, incluindo a busca por alimentos funcionais que podem exercer ações sobre o sistema endocrino", declarou.
A área científica é de acesso restrito aos associados que estão em dia com a anuidade da SBEM. Quem acompanha ao vivo a palestra online pode enviar perguntas em tempo real e tornar sua participação mais interativa.
A SBEM lembra que é necessário atender a alguns pré-requisitos como estar com seu cadastro atualizado, com os campos Nome, Email, RG, CPF e CRM corretamente preenchidos, além de estar com a anuidade quitada.
Todos os webmeetings estão disponíveis aos associados da SBEM na área científica.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.