Eventos Médicos

Webmeeting nesta Terça-Feira

Nesta terça-feira, dia 25 de outubro, às 21h, será realizada mais uma edição do Webmeeting. O tema desta vez será: "controle fino do metabolismo - como doenças graves a a alimentação podem afetá-lo", e as responsáveis serão: Dra. Ana Luiza Maia e Dra. Karen de Jesus Oliveira. 

A Dra. Ana Luiza Maia explicou que será abordada uma enfermidade conhecida como "Síndrome do T3 baixo", caracterizada por uma diminuição nos níveis dos hormônios da tireoide em indivíduos com doenças graves. "Essa alteração, que ocorre em número significativo de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva, está associada ao aumento importante da mortalidade", comentou.

Além disso, a médica explicou que apesar da doença já ser conhecida há varias décadas, não se sabia o que exatamente causava essa alteração. "Novos estudos, no entanto, indicam que o estresse oxidativo é um fator determinante para as alterações no metabolismo dos hormônios tireoidianos. A compreensão dos mecanismos causadores da doença são importantes porque abre novas possibilidades para o tratamento, com consequente melhora na sobrevida dos pacientes", explicou a endocrinologista. 

Já a Dra. Karen de Jesus Oliveira afirma que serão abordados composição da canela, efeitos associados ao seu consumo (evidencias obtidas em humanos e em modelos de experimentação animal), além da discussão de possíveis efeitos negativos da ingestão da especiaria.  

A Dra. Karen Oliveira apontou os motivos pelo qual o assunto é importante."A influência da alimentação sobre o sistema endocrino é extremamente relevante. Diversos alimentos possuem componentes que podem influenciar a secreção, metabolismo e ação dos hormônios. Além disso, a busca por melhoria na qualidade de vida envolve modificações nos hábitos diários, incluindo a busca por alimentos funcionais que podem exercer ações sobre o sistema endocrino", declarou. 

A área científica é de acesso restrito aos associados que estão em dia com a anuidade da SBEM. Quem acompanha ao vivo a palestra online pode enviar perguntas em tempo real e tornar sua participação mais interativa.

A SBEM lembra que é necessário atender a alguns pré-requisitos como estar com seu cadastro atualizado, com os campos Nome, Email, RG, CPF e CRM corretamente preenchidos, além de estar com a anuidade quitada.

Todos os webmeetings estão disponíveis aos associados da SBEM na área científica.

+ Notícias

18/04Congresso Brasileiro de Obesidade em Recife

O feriado de Tiradentes para os endocrinologistas será de muita atualização ...

12/04Suplementação Alimentar

A SBEM informa que no dia 13 de maio realizará o curso ...

12/0414º Endofeminina

Data: 23 e 24 de junho
Local: Porto Alegre, RS
Informações ...