Webmeeting: Hipoparatiroidismo

relogio 26/06/2018 - 08:51 Eventos Médicos

"Hipoparatiroidismo: o novo Guideline da SBEM" será o próximo assunto tratado em mais uma edição do Webmeeting, no dia 26 de junho, às 21h. As Dras. Carolina Aguiar Moreira, presidente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral, e Marise Lazaretti Castro, membro do mesmo Departamento, serão apresentadoras desta edição.  

Segundo a Dra. Carolina Moreira, há mudanças sobre o assunto que precisam ser comentadas. "Iremos falar sobre o hipoparatiroidismo, que até pouco tempo atrás era a única doença endócrina que não era tratada pela deficiência do hormônio. Alguns autores diziam que era uma 'doença esquecida', por falta de conhecimento, e que a mesma apresenta complicações. A história mudou. Vários consensos e guidelines foram publicados nos últimos anos, e o nosso Departamento publicou também um consenso há um mês", comentou.  

Durante a discussão serão analisados casos clínicos das duas etiologias mais frequentes da doença: pós-cirúrgico e autoimune. As especialistas também revisarão os novos Consensos sobre: "manejo da hipocalcemia" e "rastreamento e controle das complicaçoes crônicas". 

A médica lembra da importância da participação do associados nesta edição já que é um tema essencial para a rotina do endocrinologista em seu consultório. "O Departamento de Metabolismo Ósseo da SBEM publicou, recentemente, um posicionamento sobre o diagnóstico e o tratamento do hipoparatiroidsmo. No dia 26, iremos apresentar alguns aspectos práticos deste documento, através da discussão de casos clínicos. Aproveitem esta oportunidade para esclarecimento de dúvidas e assim cuidar melhor do seu paciente", finalizou. 

Para os sócios que desejam assistir o debate, basta acessar a área de Webmeeting, conectando-se à Área Científica do site da SBEM, na data e hora marcada. O participante também poderá enviar perguntas, em tempo real, e tornar sua participação mais interativa.

É necessário atender a alguns pré-requisitos para participar do Webmeeting, como ser associado da SBEM; estar com seu cadastro atualizado, com os campos Nome, Email, RG, CPF e CRM corretamente preenchidos; além de estar com a anuidade quitada. 

 

 

cbaem 2019
Proendocrino set 2018