Curso de Suplementação Alimentar

relogio 03/10/2015 - 13:23 Cursos

Dentro da proposta da SBEM vem fazendo um amplo debate em relação à discussão científica na área do exercício, esporte e suplementação alimentar. Em função disso, a entidade programou o primeiro Curso de Suplementação Alimentar na Prática Clínica, no Rio de Janeiro. Mais de 300 participantes se inscreveram na atividade, no Rio de Janeiro. Pela procura, foi necessário encerrar as inscrições por questão de espaço físico no auditório.

Esclarecimentos e Condutas

A abertura foi feita pelo presidente da entidade, Dr. Alexandre Hohl, que falou sobre o trabalho que a SBEM está fazendo para esclarecer à população entre as condutas corretas nessa área. Ele fez um panorama geral sobre a evolução do trabalho. “Vocês estão acompanhando o movimento que a SBEM vem fazendo nos últimos anos. Minha primeira aula sobre esse tema foi em 2007 e naquele momento não havia tanto  envolvimento dos médicos sobre o assunto. Mas foi nítido, nos anos seguintes, que os médicos despertaram interesse sobre o debate, a ponto da SBEM ter, na grade dos seus eventos, a inclusão do tema”, explica o presidente.

Dr. Hohl contou que toda essa mudança culminou no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em Natal, quando foi solicitado à Dra. Nina Musolino, presidente da SBEM na ocasião, a criação de uma Comissão só para essa finalidade. Em 2013, foi criada a Comissão Temporária para o Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte (CTEEE), atualmente presidida pelo Dr. Fábio Moura, um dos palestrantes do Curso.

Ele comentou sobre os comunicados que a SBEM vem fazendo e a preocupação com a saúde da população, para que não seja tratada por pessoas não capacitadas. “A SBEM está atenta às complicações do uso inadequado de esteroides anabolizantes, seja por atletas ou por objetivos simplesmente estéticos.”

O presidente da SBEM comentou que pouca vezes se observou a permanência dos participantes em o tempo todo, sem sairem do auditório nem na hora dos debates. O evento veeio de encontro às necessidades dos endocrinologistas.

Apresentações e Estações

Todos as apresentações se preocuparam em mostrar o embasamento científico das condutas adotadas pelos endocrinologistas. Depois de colocações gerais sobre os preceitos básicos da suplementação alimentar, o Whey Prontein, creatina, tratamentos em pós-treinos, entre outros. Na parte da tarde, discussão de casos clínicos e uma dinâmica com estações práticas. Os grupos se revesaram e discutiram ainda mais próximos, relatando suas experiências.

Os endocrinologistas compartilharam suas preocupações com administrações de suplementos; mostraram como é importante uma conduta diferenciada dependendo do perfil de cada atleta ou paciente; o cuidado com a construção de um conhecimento geral; e posturas em relação a atletas de alto rendimento e de quem só quer praticar uma atividade física.

Os palestrantes foram: Dr. Fábio Moura, Dr. Roberto Zagury, Dr. Yuri Galeno, Dr. Ricardo de Andrade Oliveira e Dr. Felipe Henning Gaia e Dr. Alexandre Hohl. No encerramento, o presidente da SBEM fez um agradecimento à toda comissão e, em especial, ao Dr. Roberto pela ideia da criação do Curso.

Ao longo da cobertura feita, em tempo real, na Fanpage da SBEM Nacional, foram publicados comentários, publicados pelos endocrinologistas, sugerindo a realização do curso em outros estados, entre outras observações.

A SBEM ouviu participantes e fez um balanço final que será publicado.

 

 

cbaem 2019
Proendocrino set 2018