Dentro da proposta da SBEM vem fazendo um amplo debate em relação à discussão científica na área do exercício, esporte e suplementação alimentar. Em função disso, a entidade programou o primeiro Curso de Suplementação Alimentar na Prática Clínica, no Rio de Janeiro. Mais de 300 participantes se inscreveram na atividade, no Rio de Janeiro. Pela procura, foi necessário encerrar as inscrições por questão de espaço físico no auditório.
Esclarecimentos e Condutas
A abertura foi feita pelo presidente da entidade, Dr. Alexandre Hohl, que falou sobre o trabalho que a SBEM está fazendo para esclarecer à população entre as condutas corretas nessa área. Ele fez um panorama geral sobre a evolução do trabalho. “Vocês estão acompanhando o movimento que a SBEM vem fazendo nos últimos anos. Minha primeira aula sobre esse tema foi em 2007 e naquele momento não havia tanto envolvimento dos médicos sobre o assunto. Mas foi nítido, nos anos seguintes, que os médicos despertaram interesse sobre o debate, a ponto da SBEM ter, na grade dos seus eventos, a inclusão do tema”, explica o presidente.
Dr. Hohl contou que toda essa mudança culminou no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em Natal, quando foi solicitado à Dra. Nina Musolino, presidente da SBEM na ocasião, a criação de uma Comissão só para essa finalidade. Em 2013, foi criada a Comissão Temporária para o Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte (CTEEE), atualmente presidida pelo Dr. Fábio Moura, um dos palestrantes do Curso.
Ele comentou sobre os comunicados que a SBEM vem fazendo e a preocupação com a saúde da população, para que não seja tratada por pessoas não capacitadas. “A SBEM está atenta às complicações do uso inadequado de esteroides anabolizantes, seja por atletas ou por objetivos simplesmente estéticos.”
O presidente da SBEM comentou que pouca vezes se observou a permanência dos participantes em o tempo todo, sem sairem do auditório nem na hora dos debates. O evento veeio de encontro às necessidades dos endocrinologistas.
Apresentações e Estações
Todos as apresentações se preocuparam em mostrar o embasamento científico das condutas adotadas pelos endocrinologistas. Depois de colocações gerais sobre os preceitos básicos da suplementação alimentar, o Whey Prontein, creatina, tratamentos em pós-treinos, entre outros. Na parte da tarde, discussão de casos clínicos e uma dinâmica com estações práticas. Os grupos se revesaram e discutiram ainda mais próximos, relatando suas experiências.
Os endocrinologistas compartilharam suas preocupações com administrações de suplementos; mostraram como é importante uma conduta diferenciada dependendo do perfil de cada atleta ou paciente; o cuidado com a construção de um conhecimento geral; e posturas em relação a atletas de alto rendimento e de quem só quer praticar uma atividade física.
Os palestrantes foram: Dr. Fábio Moura, Dr. Roberto Zagury, Dr. Yuri Galeno, Dr. Ricardo de Andrade Oliveira e Dr. Felipe Henning Gaia e Dr. Alexandre Hohl. No encerramento, o presidente da SBEM fez um agradecimento à toda comissão e, em especial, ao Dr. Roberto pela ideia da criação do Curso.
Ao longo da cobertura feita, em tempo real, na Fanpage da SBEM Nacional, foram publicados comentários, publicados pelos endocrinologistas, sugerindo a realização do curso em outros estados, entre outras observações.
A SBEM ouviu participantes e fez um balanço final que será publicado.
Considerada uma das principais atividades da Comissão de Educação Médica Continuada, a Universidade Online da SBEM será retomada no dia 24 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 20h.
A terceira edição do Simpósio Integrado da Endocrinologia do Exercício, o SIEEX SBEM 2021, está marcada para os dias 12 e 13 de março. Desta vez, o evento será realizado no formato 100% online, ...
Os quatro Prêmios da SBEM foram criados para reconhecer e valorizar profissionais que são referências dentro da medicina e da Endocrinologia Brasileira. Vejam como foi a entrega aos laureados em 2020: Dr. Renan Montenegro, D...
Durante a reunião do Conselho Deliberativo, a Regional Pernambuco apresentou a candidatura e será a sede do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia 2024.
O ano foi diferente em todas as etapas, inclusive na cerimônia de posse da nova diretoria que assume em 1 de janeiro de 2021. Pela primeira vez, na história da SBEM, os novos gestores assinaram o documento de posse durante um Cong...
A SBEM está na lista das 46 sociedades médicas que assinam o manifesto, reforçando a importância do uso de máscaras durante a pandemia de Covid-19. O documento ressalta, também, a necessidade do cumprim...
Dando continuidade à divulgação das mensagens da Campanha Global de Conscientização sobre Neuro-Osteoartropatia de Charcot - Pé de Charcot - a SBEM informa que foram lançadas novas informa&...
Está disponível na área restrita do site da SBEM a ata do Conselho Fiscal. O documento é assinado pelos membros do Conselho, gestão 2019/2020.