Cargo de Honra

relogio 28/03/2014 - 15:06

A endocrinologista Monica Gadelha foi eleita no dia 20 de março para Membro Titular da Cadeira 06, Secção de Medicina, da Academia Nacional de Medicina, cujo Patrono é o Dr. Manoel de Valadão Pimentel e o último ocupante foi o Dr. Luiz Cesar Póvoa.

A médica é a primeira mulher, eleita na Secção de Medicina (área clínica) em 184 anos de existência da  Academia Nacional de Medicina. “Eu pretendo participar ativamente da ANM. Como única endocrinologista nela, pretendo representar bem a nossa especialidade”, declarou a doutora que promete que se dedicará ao máximo para honrar o cargo recebido.

Além disso, a médica destaca o quanto é importante ocupar um cargo como esse. “A emoção de ter sido escolhida em uma eleição extremamente disputada foi enorme, com certeza um dos dias mais importantes da minha vida profissional. É uma grande honra fazer parte da Academia”, comentou.

Dentro da SBEM, a médica integra a diretoria do Departamento de Neuroendocrinologia e a faz parte da Comissão Editorial Nacional dos ABEEM. A doutora esteve, ainda, como “Diretora de Cursos”, junto à diretoria da SBEM Nacional nos anos de 2000 a 2002. Formada em Medicina pela UFRJ, em 1989, onde recebeu o prêmio Estetoscópio de Ouro (primeiro lugar da turma), fez residência médica nos Serviços de Endocrinologia e Nutrologia do HUCFF - UFRJ (1990-1993) e tornou-se especialista em Endocrinologia e Metabologia, pela SBEM, em 1992. A Dra. Mônica Gadelha realizou o Mestrado em 1995 e Doutorado em 1999, ambos em Endocrinologia, pela Faculdade de Medicina da UFRJ, tendo realizado doutorado sanduíche com bolsa concedida pelo CNPq na University of Illinois at Chicago.  

Atualmente, é pesquisadora do CNPq, sendo autora de mais de 100 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Além disso, é Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe da Neuroendocrinologia e do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

A posse da médica na ANM será realizada no dia 27 de maio deste ano, na sede da Academia.