Prevenindo o Diabetes

Eventos Médicos

Prevenindo o Diabetes

por site em 5 de novembro de 2010


Com o objetivo de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes, acontece, no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes. Na edição brasileira, a data será lembrada durante uma semana.

De 7 a 14 de novembro, estão programadas diversas atividades em todo o país, entre elas caminhadas, medições de glicemia e palestras educativas. Além disso, como aconteceu nos últimos anos, um grande número de monumentos serão iluminados de azul para lembrar a data. A lista de atividades e monumentos envolvidos na campanha poder ser acessados no hotsite do Dia Mundial do Diabetes, divididos por região. Além disso, a SBD já preparou os cartazes e folhetos da comemoração, que também podem ser visualizados e impressos no site.

Tema e Símbolo


O Dia Mundial do Diabetes é representado por um círculo azul. Em várias culturas, o círculo simboliza a vida, a mãe terra, a saúde e a união. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

O tema do Dia Mundial do Diabetes, entre 2009 e 2013 é “Diabetes: Educar para Prevenir”. O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.

Confira também, o vídeo promocional da campanha do Dia Mundial do Diabetes