O passeio pela história da Endocrinologia e Metabologia foi o tema da conferência realizada pelo Dr. Thomaz Cruz, ex-presidente da SBEM e de Congressos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia.
Antes de iniciar a apresentação, o Dr. Thomaz recebeu o Prêmio Antonio Barros de Ulhoa Cintra do presidente do CBEM 2016, Dr. Fábio Trujilho. O que marcou a palestra, além de colocações históricas fundamentais para o entendimento da especialidade, foram os diversos depoimentos que aconteceram no fim da conferência. Endocrinologistas presentes manifestaram seu respeito, com palavras de muito carinho e fazendo reverência à importância do Dr. Thomaz no crescimento da Endocrinologia no país. (fotos Celso Pupo)
O Dr. Thomaz se graduou em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, título de especialista de 1972, professor do CUMUC e do Medical College of Pennyslvania, chefe do Departamento de Medicina e coordenador do Colegiado da Residência Médica da UFBA. Foi presidente da SBEM Bahia por 11 gestões, duas vezes, presidente do Congresso Brasileiro e presidente da SBEM Nacional nas gestões 1974 a 1976 e de 1996 a 1998.
Dr. Fábio Trujilho – Sempre foi o Norte da Endocrinologia e é uma honra e um privilégio poder entregar esse prêmio a ele.
Dr. Antonio Roberto Chacra – Importante como ele se firmou. Não era só imperador da Bahia, mas imperador da Endocrinologia no país. O nome de Thomaz Cruz é sinônimo da especialidade.
Dr. Antonio Veiga – Depois de assistir a uma palestra sua, senti que a Endocrinologia tinha uma grande estrela. O senhor é médico de três gerações da minha família e me formei em Endocrinologia por sua causa.
Dra. Nina Musolino – Toda a sua dedicação à SBEM, durante todos estes anos, é preciso ser reverenciada. Em nome da SBEM nosso agradecimento.
Dra. Adriana Costa e Forti – Você trouxe para o Nordeste o primeiro Congresso Brasileiro. Você fez uma diferença enorme para nossa região e um marco para que os médicos se desenvolvessem na nossa região.
Dra. Reine Marie Chaves – Comecei como paciente e me formei em Endocrinologia. Através da sua influência segui em frente. Nosso muito obrigada por tudo que nos ajudou a construir e continua construindo.
Os quatro Prêmios da SBEM foram criados para reconhecer e valorizar profissionais que são referências dentro da medicina e da Endocrinologia Brasileira. Vejam como foi a entrega aos laureados em 2020: Dr. Renan Montenegro, D...
Durante a reunião do Conselho Deliberativo, a Regional Pernambuco apresentou a candidatura e será a sede do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia 2024.
O ano foi diferente em todas as etapas, inclusive na cerimônia de posse da nova diretoria que assume em 1 de janeiro de 2021. Pela primeira vez, na história da SBEM, os novos gestores assinaram o documento de posse durante um Cong...
O Congresso terminou, mas a informação científica continua sendo compartilhada. Essa foi uma das mensagens finais no encerramento feito pelo Dr. Neuton Dornellas, presidente do e-CBEM 2020. Homenagens, agradecimentos...
Os vencedores dos Prêmios do e-CBEM foram anunciados no último dia do Congresso. As categorias premiadas foram melhores trabalhos de apresentação oral na Área Básica/Translacional e na Área ...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.