Presente, Passado e Futuro

Eventos Médicos

Presente, Passado e Futuro

por site em 23 de setembro de 2016


O passeio pela história da Endocrinologia e Metabologia foi o tema da conferência realizada pelo Dr. Thomaz Cruz, ex-presidente da SBEM e de Congressos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia.

Antes de iniciar a apresentação, o Dr. Thomaz recebeu o Prêmio Antonio Barros de Ulhoa Cintra do presidente do CBEM 2016, Dr. Fábio Trujilho. O que marcou a palestra, além de colocações históricas fundamentais para o entendimento da especialidade, foram os diversos depoimentos que aconteceram no fim da conferência. Endocrinologistas presentes manifestaram seu respeito, com palavras de muito carinho e fazendo reverência à importância do Dr. Thomaz no crescimento da Endocrinologia no país. (fotos Celso Pupo)

O Dr. Thomaz se graduou em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, título de especialista de 1972, professor do CUMUC e do Medical College of Pennyslvania, chefe do Departamento de Medicina e coordenador do Colegiado da Residência Médica da UFBA. Foi presidente da SBEM Bahia por 11 gestões, duas vezes, presidente do Congresso Brasileiro e presidente da SBEM Nacional nas gestões 1974 a 1976 e de 1996 a 1998.

Dr. Fábio Trujilho – Sempre foi o Norte da Endocrinologia e é uma honra e um privilégio poder entregar esse prêmio a ele.

Dr. Antonio Roberto Chacra – Importante como ele se firmou. Não era só imperador da Bahia, mas imperador da Endocrinologia no país. O nome de Thomaz Cruz é sinônimo da especialidade.

Dr. Antonio Veiga – Depois de assistir a uma palestra sua, senti que a Endocrinologia tinha uma grande estrela. O senhor é médico de três gerações da minha família e me formei em Endocrinologia por sua causa.

Dra. Nina Musolino – Toda a sua dedicação à SBEM, durante todos estes anos, é preciso ser reverenciada. Em nome da SBEM nosso agradecimento.

Dra. Adriana Costa e Forti – Você trouxe para o Nordeste o primeiro Congresso Brasileiro. Você fez uma diferença enorme para nossa região e um marco para que os médicos se desenvolvessem na nossa região.

Dra. Reine Marie Chaves – Comecei como paciente e me formei em Endocrinologia. Através da sua influência segui em frente. Nosso muito obrigada por tudo que nos ajudou a construir e continua construindo.