A Importância nas Modificações do Estilo de Vida: Dieta e Atividade Física na Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas foi o tema da palestra proferida pelo endocrinologista canadense Angelo Tremblay, durante o 29º CBEM.
Durante toda a palestra, o especialista frisou que a inclusão de exercícios físicos na rotina das pessoas contribui, e muito, para uma diminuição no peso corporal, auxiliando no tratamento da obesidade e, também, das comorbidades como o diabetes ou dislipidemias. "A atividade física regular torna o organismo mais eficiente em termos de sua resposta aos sinais hormonais", afirma. "
Outro tema citado por Dr. Angelo Tremblay foi a combinação de medicamentos para manutenção de níveis de glicemia. "Neste congresso assisti a várias palestras que falavam sobre a combinação de medicamentos, o que eu acho muito interessante. O que eu quero sugerir, porém, é a mistura de um fármaco com a atividade física, o que, para mim, é o ideal para o tratamento da obesidade", diz o especialista. "A sibutramina é um bom exemplo. Ela deve ser usada, aproveitando seu efeito de inibidor de apetite, com os exercícios, contribuindo com a perda de peso", afirma.
Para o endocrinologista, porém, melhor do que remédios, as atividades físicas aliadas a uma boa alimentação são a melhor receita para o obeso. "Os médicos devem sempre estimular isso, dando conselhos a seus pacientes. Frases como "leve seu cachorro para passear, não é bom apenas para o cachorro" ou "brinque sempre com os seus filhos", devem sempre ser ditas", afirma o especialista. "Felizmente ou infelizmente não significa que quem se exercite não possa retornar à obesidade, mas o importante é que os pacientes saibam que eles precisam se preocupar com sua saúde metabólica, mas também estarem felizes com si mesmos, sempre", finaliza o endocrinologista.
Leia Outros Destaques do Endócrino 2010:
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...