Prática de Exercícios Físicos

relogio 07/09/2010 - 10:39

 

A Importância nas Modificações do Estilo de Vida: Dieta e Atividade Física na Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas foi o tema da palestra proferida pelo endocrinologista canadense Angelo Tremblay, durante o 29º CBEM.

Durante toda a palestra, o especialista frisou que a inclusão de exercícios físicos na rotina das pessoas contribui, e muito, para uma diminuição no peso corporal, auxiliando no tratamento da obesidade e, também, das comorbidades como o diabetes ou dislipidemias. "A atividade física regular torna o organismo mais eficiente em termos de sua resposta aos sinais hormonais", afirma. "

Outro tema citado por Dr. Angelo Tremblay foi a combinação de medicamentos para manutenção de níveis de glicemia. "Neste congresso assisti a várias palestras que falavam sobre a combinação de medicamentos, o que eu acho muito interessante. O que eu quero sugerir, porém, é a mistura de um fármaco com a atividade física, o que, para mim, é o ideal para o tratamento da obesidade", diz o especialista. "A sibutramina é um bom exemplo. Ela deve ser usada, aproveitando seu efeito de inibidor de apetite, com os exercícios, contribuindo com a perda de peso", afirma.

Para o endocrinologista, porém, melhor do que remédios,  as atividades físicas aliadas a uma boa alimentação são a melhor receita para o obeso. "Os médicos devem sempre estimular isso, dando conselhos a seus pacientes. Frases como "leve seu cachorro para passear, não é bom apenas para o cachorro" ou "brinque sempre com os seus filhos", devem sempre ser ditas", afirma o especialista.  "Felizmente ou infelizmente não significa que quem se exercite não possa retornar à obesidade, mas o importante é que os pacientes saibam que eles precisam se preocupar com sua saúde metabólica, mas também estarem felizes com si mesmos, sempre", finaliza o endocrinologista.

 Leia Outros Destaques do Endócrino 2010: