Posição da SBEM sobre Covid-19 e Eventos Médicos

relogio 11/03/2020 - 12:21 Comunicados Oficiais

Caro Associado,

Estamos vivendo um importante momento da saúde pública no Brasil e no mundo com a epidemia do Coronavírus (Covid-19). A diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e seus departamentos vêm acompanhando de perto a situação e discutindo quase que diariamente o impacto desta epidemia nos eventos da Sociedade.

Até o presente momento, não existe nenhuma evidência de disseminação do vírus em nosso país que justifique o adiamento ou cancelamento de qualquer evento médico. Mais do que isso, não existe nenhuma recomendação do Ministério de Saúde neste sentido. Este final de semana será realizado o Simpósio Integrado de Endocrinologia do Esporte e do Exercício (SIEEx) em São Paulo. Temos ainda para este primeiro semestre o Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia (SINE), Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), Encontro Brasileiro de Endocrinologia Pediátrica (EBEP, incluindo a Prova para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica [CAAEP]), Curso de Imersão em Lipodistrofias, Aterosclerose e Dislipidemia (CILAD) e a Prova de Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia (TEEM), todos com suas datas CONFIRMADAS.

A Diretoria Nacional da SBEM continuará acompanhando atentamente todas as discussões referentes a Epidemia do Covid-19, incluindo as posições e recomendações do Ministério da Saúde, Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM). Qualquer mudança no cenário brasileiro, incluindo o cancelamento de qualquer um dos eventos, será imediatamente comunicada aos associados.

A SBEM acredita que este não é um momento de um pânico infundado, mas de utilizar todo o conhecimento científico para lidar com esta epidemia da maneira mais racional possível e vencer mais este desafio.

Sinceramente,

Rodrigo O. Moreira
Presidente da SBEM Biênio 2019/2020

Pro Endocrino setembro 2020
CBEM 2020