Pesquisa sobre Neuropatia

relogio 04/06/2014 - 15:09 Artigos Científicos

O ultimo Consenso internacional de Toronto sobre Neuropatia (Artigo anexo) recomenda o teste sudomotor como procedimento para avaliar a disfunção das fibras finas C amielínicas na Neuropatia Autonômica Periférica (NAP). Também recomenda  a utilização da Heart Rate Variability para avaliar as disfunções autonômicas na  Neuropatia Autonômica Cardiovascular (NAC). Entretanto, é muito comum se deparar com a realidade na qual os médicos : 1) não realizam estes exames recomendados; 2) Não terem tido formação e portanto  pouco conhecerem os assuntos avaliação de fibras finas C/função sudomotora e Variabilidade da Frequência Cardíaca /NAC/disfunção Sistema nervoso autônomo.

Tendo em vista a importância do assunto pois:

1) A disfunção das fibras finas C está diretamente relacionada com o início da fisiopatologia da NAP e portanto de uma futura úlcera e amputação (assim, sua avaliação possibilita o diagnóstico precoce e a reversão da doença).

2) A NAC é importante causa de mortalidade nos pacientes diabéticos e a avaliação precoce das comorbidades cardiovasculares tem implicação direta na qualidade de vida e sobrevida dos pacientes diabéticos

...torna-se relevante constatar se realmente há pouca disseminação destes conhecimentos (função sudomotora e avaliação autonômica cardiovascular)  e se, por isso, está se deixando de praticar a medicina preventiva no que diz respeito à Neuropatia Autonômica Diabética e portanto se existe uma incoerência entre o recomendado no consenso e a prática clínica cotidiana.

O resultado destes questionários auxiliarão a entender se realmente existe esta lacuna na prática clínica e na formação dos especialistas dedicados ao diagnóstico e tratamento do Diabetes e suas comorbidades como as NAP e NAC.

Neste sentido, o Departamento de Diabetes da SBEM solicita a disponibilização desta pesquisa no site e o envio de um e-mail convidando os associados a responder um questionário de apenas cinco questões. Os dados serão publicados na revista da própria Sociedade e servirão de base para o planejamento de ações que possam  preencher esta lacuna, caso ela se confirme.

 

Pro Endocrino setembro 2020
Universidade online SBEM 2021