Perda na Endocrinologia Brasileira

relogio 05/04/2019 - 12:22 falecimentos

Com grande pesar a SBEM informa o falecimento do Dr. Fernando Almeida, nesta sexta-feira, dia 5 de abril. O especialista foi ex-presidente da Sociedade em 1976/1978 e membro da diretoria em 1986/1988. Na foto, dos arquivos da comunicação da SBEM, a participação do Dr. Fernando no Congresso em 1994.

Trajetória na Endocrinologia

O Dr. Fernando Almeida teve um papel fundamental na história da Endocrinologia Brasileira e em Pernambuco. Na década de 60, ao lado do Dr. Roberto Azevedo, realizou uma especialização em rádio-isótopos, em Santiago, no Chile. Após essa experiência, participou da criação da Unidade de Rádio-Isótopos, na Primeira Cadeira Clínica Médica, na Universidade Federal de Pernambuco, que foi um marco no avanço do campo de diagnósticos. 

Além disso, o especialista foi fundador do Instituto de Endocrinologia do Recife (IER). Em sua trajetória, constam especializações feitas em instituições internacionais, como a do Chile, Glasgow (Escócia), e em Vanderblit (EUA). O médico também foi professor da Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Nacional de Brasília. 

O especialista também era membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO).

A SBEM se solidariza com a família e amigos nesse momento. 


fernando almeida

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019