Pelo Tratamento da Obesidade

Notícias

Pelo Tratamento da Obesidade

por site em 12 de agosto de 2011


Diversas entidades científicas continuam se manifestando, através de artigos e publicações em sites, contra a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, de cancelar o registro da sibutramina e dos medicamentos anorexígenos no Brasil.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a ABESO, publicou, recentemente, um artigo assinado pelo Dr. Alfredo Halpern. Com o título O Lobo e o Cordeiro (ou a Anvisa e Nós), o texto foi publicado no Jornal da Tarde, em São Paulo.

Leia o texto:

A Associação dos ex-alunos do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (ASSEX) publicou, em sua revista impressa, um artigo, assinado pelo Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM. Intitulado Anorexígenos: Incompreensão e Preconceito, o texto fala sobre o preconceito em relação à obesidade, afirmando que ele transcende os limites das relações sociais e contamina o pensamento científico".

Confira o artigo na íntegra

Por sua vez, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu uma nota pública à sociedade onde alerta sobre os riscos de uma possível suspensão do comércio de inibidores de apetite no país. O documento foi enviado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aos presidentes da Câmara e do Senado, e a outras autoridades. O objetivo é ampliar as discussões.

Leia a Nota pública.