Há poucos dias, o Rio de Janeiro foi escolhido como sede das Olimpíadas 2016. Um dia de muita emoção para todos os brasileiros e cariocas. Passada a euforia daquele dia – 2 de outubro – a diretoria da SBEM Nacional avalia a importância do fato como um incentivo a melhora da qualidade de vida da população. Para o presidente da entidade, Dr. Ricardo Meirelles, é o momento de valorizar a saúde, a prática da atividade física e a comprovação que simples hábitos podem fazer muita diferença.
“Salve o Rio de Janeiro, que foi escolhido para realizar as Olimpíadas de 2016! Ponto para o Brasil, primeiro país-sede das Olimpíadas na América do Sul. Para os endocrinologistas as Olimpíadas são uma ótima oportunidade para salientar a importância da atividade física na prevenção de diversas doenças, com destaque para a obesidade, diabetes e síndrome metabólica.
É também uma ótima oportunidade para mostrar que o diabetes não impede ninguém de ser um excelente atleta. Lembro aqui os atletas olímpicos que, apesar de terem diabetes, competem e conquistam medalhas, como Garry Hall Jr, nadador que participou de três olimpíadas e ganhou 8 medalhas; Christopher Jarvis, remador, com diabetes desde os 14 anos; Yuri Popov, nadador; Kevin Hansen, astro do voleibol; Bob Beamon, recordista de salto à distância; Steve Redgrave, remador, medalha de ouro em cinco jogos olímpicos consecutivos; e Kris Freeman, campeão de esqui.
No Brasil, temos o Fernando Scherer, o Xuxa, ídolo da natação, que participou das Olimpíadas de Atlanta e Sydney. A atuação vencedora desses atletas é um exemplo e um estímulo à prática de esportes, seja para auxiliar no controle da glicemia, seja para evitar o diabetes”.
Abaixo, alguns momentos da festa no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana (fotos Celso Pupo).
Cariocas preparam bandeirão para torcer pelas Olimpíadas no Brasil.
Logotipo do Rio 2016 pôde ser visto em todos os cantos da cidade.
Na espera do resultado, cariocas se divertem em frente ao palco montado em Copacabana.
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.