Osteoporose: Passo-a-Passo

relogio 31/07/2009 - 11:12

O que a população deve ter em mente para não sofrer com a osteoporose? Abaixo, veja algumas informações necessárias:

O que é a osteoporose?
É uma disfunção óssea que pode afetar todos os ossos do esqueleto, tornando-os mais frágeis. Ela provoca o enfraquecimento progressivo dos ossos e, assim, aumenta a probabilidade de fraturas principalmente no fêmur, coluna e antebraço.

A osteoporose atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens no mundo acima dos 50 anos. No Brasil, afeta 9,5 milhões de pessoas. Com o aumento da expectativa de vida, este número tende a crescer caso a população não se conscientize e comece a cuidar mais do seu corpo e da sua saúde óssea.

Como prevenir?
Simples atos auxiliam na prevenção da osteoporose, que pode atingir pessoas de todas as idades, sendo mais freqüente a partir dos 50 anos. Pesquisas mostram que após o aparecimento da osteoporose, em aproximadamente 1 ano ocorre uma fratura grave. A taxa de mortalidade associada às fraturas vertebrais é de 23% em mulheres, segundo pesquisadores da IOF. Cabe a cada um a sua prevenção.

Fique de olho e previna-se:
- Evite o sedentarismo, praticando exercícios físicos leves 3 vezes por semana, no mínimo;

- Preocupe-se com uma alimentação equilibrada, com ingestão de alimentos ricos em cálcio. O leite é uma das principais fontes de cálcio e deve ser ingerido todos os dias;

- Invista na sua qualidade de vida;

- Exponha-se ao sol leve regularmente, pois é fundamental para que sua pele produza a vitamina D em quantidades necessárias para o seu organismo;

- Evite o fumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas;

- No caso das mulheres: realize uma vez por ano, após os 40, uma Densitometria Óssea e verifique com seu médico a necessidade de ingestão de componentes preventivos.

Descubra se você está no grupo de risco, em apenas um minuto. Faça o Teste de Risco no site da IOF: www.osteofound.org

Mais informações


Em 2004 aconteceu o Congresso Mundial de Osteoporose, organizado pela IOF (International Osteoporosis Foundation). O evento, bienal, foi realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro. Especialistas dos quatro cantos do mundo reuniram-se para discutir as melhores formas de prevenção e tratamento da doença, de acordo com novas estatísticas.

O congresso da IOF, maior encontro científico de médicos e pesquisadores que lidam com osteoporose, teve cobertura completa apresentada na Folha da SBEM online. Para lê-la, clique aqui.