Os Números da Tireoide

relogio 01/07/2010 - 14:32

Por Paula Camila Rodrigues

A II Semana Internacional da Tireoide promoveu diversas ações, realizadas em cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Campinas, Salvador e Santo André. A iniciativa foi da SBEM Nacional e Merck Serono.

Um balanço geral das atividades mostrou que de 2.535 pacientes atendidos em todo o Brasil, 1.117 apresentaram algum tipo de alteração na tireoide. Em todas as cidades onde houve a campanha, a maioria dos pacientes que apresentou algum nódulo ou saliência na glândula era mulher.

Em algumas localidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Salvador), o número de pessoas com alterações na tireoide chegou a ser maior do que a quantidade de pacientes em que não foi detectada nenhuma modificação na glândula.

Sobre a Campanha

Em estandes montados em várias cidades brasileiras, as pessoas puderam realizar o exame para verificar se havia alguma alteração na tireoide. Apalpando o pescoço, pode-se notar nódulo ou saliência na glândula. Caso seja verificada alguma modificação, deve-se procurar um endocrinologista, para que sejam prescritos exames diagnósticos.

Além disso, os pacientes puderam se informar sobre sintomas de doenças tireoidianas, receber atendimento e saber mais sobre a importância do tratamento. No Brasil, as atividades foram promovidas pela SBEM e pela Merck, com apoio das Regionais.