Por Paula Camila Rodrigues
A II Semana Internacional da Tireoide promoveu diversas ações, realizadas em cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Campinas, Salvador e Santo André. A iniciativa foi da SBEM Nacional e Merck Serono.
Um balanço geral das atividades mostrou que de 2.535 pacientes atendidos em todo o Brasil, 1.117 apresentaram algum tipo de alteração na tireoide. Em todas as cidades onde houve a campanha, a maioria dos pacientes que apresentou algum nódulo ou saliência na glândula era mulher.
Em algumas localidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Salvador), o número de pessoas com alterações na tireoide chegou a ser maior do que a quantidade de pacientes em que não foi detectada nenhuma modificação na glândula.
Sobre a Campanha
Em estandes montados em várias cidades brasileiras, as pessoas puderam realizar o exame para verificar se havia alguma alteração na tireoide. Apalpando o pescoço, pode-se notar nódulo ou saliência na glândula. Caso seja verificada alguma modificação, deve-se procurar um endocrinologista, para que sejam prescritos exames diagnósticos.
Além disso, os pacientes puderam se informar sobre sintomas de doenças tireoidianas, receber atendimento e saber mais sobre a importância do tratamento. No Brasil, as atividades foram promovidas pela SBEM e pela Merck, com apoio das Regionais.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.