Um recente artigo, publicado no NEJM – The New England Journal of Medicine, contém informações didáticas com graduação de risco de contágio, enfatizando as categorias de maior risco apontadas pela OMS, após o início da pandemia da Covid-19.
A Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente do Departamento de Diabetes da SBEM Nacional, lembra que o material é muito útil à população. “Ele se aplica de modo especial às pessoas idosas (acima de 65 anos e no Brasil, acima de 60 anos), além daquelas com doenças como Cardiopatias - incluindo hipertensão arterial e as doenças ateromatosas cardiovasculares: infartos, angina, AVC, insuficiência cardíaca - e diabetes, seja do tipo 1 como do tipo 2, sabidamente o contingente populacional de mais alto risco".
A endocrinologista destacou alguns pontos do documento que estão de acordo com as orientações das autoridades de saúde do Brasil.
O artigo, muito prático segundo a Dra. Hermelinda, foi produzido pela Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland (EUA):
- Talvez tenhamos que conviver com a Covid-19 por meses ou anos. Não vamos negar o problema ou entrar em pânico. Vamos aprender a conviver com esse fato.
- Você não pode destruir os vírus da Covid-19, que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água - você só vai ao banheiro com mais frequência.
- Lavar as mãos e manter uma distância física de dois metros é o melhor método para sua proteção.
- Se você não tem um paciente com a Covid-19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa.
- A Covid-19 não é uma infecção alimentar e está associada a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que seja transmitido ao consumir alimentos.
- Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico da Covid-19.
- Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho. Não há necessidade de pânico.
- O vírus Covid-19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória, por gotículas que precisam do contato mais próximo.
- O ar está limpo, você pode caminhar, mantendo a distância de proteção física.
- É suficiente usar sabão normal contra a Covid-19, não há necessidade de sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria.
- As chances de levar a Covid-19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio duas vezes por dia. As infecções por gota não se espalham assim.
- Você não pode ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre. Estes são para melhorar a imunidade do organismo de uma forma geral.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.