Os Cuidados contra a Covid-19

relogio 31/05/2020 - 16:15 Campanhas Públicas

Um recente artigo, publicado no NEJM – The New England Journal of Medicine, contém informações didáticas com graduação de risco de contágio, enfatizando as categorias de maior risco apontadas pela OMS, após o início da pandemia da Covid-19.

A Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente do Departamento de Diabetes da SBEM Nacional, lembra que o material é muito útil à população. “Ele se aplica de modo especial às pessoas idosas (acima de 65 anos e no Brasil, acima de 60 anos), além daquelas com doenças como Cardiopatias - incluindo hipertensão arterial e as doenças ateromatosas cardiovasculares: infartos, angina, AVC, insuficiência cardíaca - e diabetes, seja do tipo 1 como do tipo 2, sabidamente o contingente populacional de mais alto risco".

A endocrinologista destacou alguns pontos do documento que estão de acordo com as orientações das autoridades de saúde do Brasil.

O artigo, muito prático segundo a Dra. Hermelinda, foi produzido pela Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland (EUA):

- Talvez tenhamos que conviver com a Covid-19 por meses ou anos. Não vamos negar o problema ou entrar em pânico. Vamos aprender a conviver com esse fato.

- Você não pode destruir os vírus da Covid-19, que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água - você só vai ao banheiro com mais frequência.

- Lavar as mãos e manter uma distância física de dois metros é o melhor método para sua proteção.

- Se você não tem um paciente com a Covid-19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa.

- A Covid-19  não é uma infecção alimentar e está associada a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que seja transmitido ao consumir alimentos.

- Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico da Covid-19.

- Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho. Não há necessidade de pânico.

- O vírus Covid-19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória, por gotículas que precisam do contato mais próximo.

- O ar está limpo, você pode caminhar, mantendo a distância de proteção física.

- É suficiente usar sabão normal contra a Covid-19, não há necessidade de sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria.

- As chances de levar a Covid-19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio duas vezes por dia. As infecções por gota não se espalham assim.

- Você não pode ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre. Estes são para melhorar a imunidade do organismo de uma forma geral.

EMBE 2019
Universidade online SBEM 2020