Orientações sobre a Prova do CAAEP

Notícias

Orientações sobre a Prova do CAAEP

por site em 13 de julho de 2018


A prova do Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica (CAAEP 2018) acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto de 2018, na Unicamp.

Confira como será feito o processo, orientado pela Comissão Paritária, presidida pela Dra Julienne A. Ramires de Carvalho.  

Prova CAAEP – Orientações

Prezados candidatos inscritos na prova de 2018,

Neste ano a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) é responsável pela aplicação da prova, tendo como coordenadora geral a Dra Julienne A. Ramires de Carvalho.

Serão aplicadas duas provas:

  • Avaliação através Casos Clínicos (Coordenada pelo Dr. Gil Guerra-Junior)
  • Avaliação através de Testes (Coordenada pelo Dr. Sonir Roberto R. Antonini)

As provas utilizarão sistema computadorizado, sendo possível criar similaridade com o sistema através da visualização de casos clínicos “modelo”, que de forma ilustrativa permitem o aprendizado básico para a realização da prova utilizando o sistema.

Entrar no site: clinicalcaselearning.com 

 

Existem 2 maneiras de utilizar o site (setas vermelhas na figura acima):

  1. Clicando em Exemplos de Casos Clínicos (mais simples)
  2. Cadastrando-se no sistema (permite usar outras ferramentas não relativas à prova)

 
Ao entrar na página dos exemplos você verá: 

Ao clicar o texto em verde “Ver Modelo”  você pode acessar os modelos 1 e 2.

No exemplo apresentado no Modelo 1 (vide abaixo) observa-se que a estrutura geral dos casos clínicos consta de apresentação da identificação, queixa, história atual e pregressa do problema, dados pessoais e familiais e exame físico.

A seguir, clicando em “Questões”, você terá acesso às perguntas correspondentes ao caso clínico proposto: 

 

  • Os links disponíveis (em letras azuis) levam a informações contidas em imagens e tabelas visualizadas em uma nova janela. Na figura acima existe um exemplo “figura 1”.
  • É recomendável que, durante as questões, as janelas referentes ao caso clínico sejam mantidas abertas até o final de cada caso. Quando encerrado o caso, fechar as janelas de imagens e tabelas para permitir melhor visualização das figuras dos casos subsequentes.
  • Atenção para os tipos de resposta possíveis.

Nas questões de escolha simples (ícone arredondado) apenas uma alternativa deve ser selecionada.

Nas questões de escolha múltipla (ícone quadrado) desde UMA até TODAS as alternativas podem ser selecionadas. Atenção neste tópico, pois a escolha de uma alternativa errada cancela uma alternativa corretamente apontada dentro da mesma questão. 

  • Um aspecto importante na realização da prova de “casos clínicos” é que ao responder uma questão e passar para a seguinte, NÃO É MAIS POSSIVEL RETORNAR à mesma pergunta. Esta medida é necessária, pois informações subsequentes dos casos facilitariam a resposta anterior.
  • Diferentemente da prova de casos clínicos, na prova teórica em formato de “Teste” não haverá interferência entre as questões e, portanto, é possível reentrar na questão sem limitações.