Obesidade Infantil é Debatida em Brasília

Notícias

Obesidade Infantil é Debatida em Brasília

por site em 26 de outubro de 2013


O Dr. Paulo César Alves da Silva, presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBEM, participou de um seminário de obesidade infantil, realizado dia 22/10, no Auditório Freitas Nobre, em Brasília (DF).

Com o tema, “Obesidade Infantil: Aumento, Consequêencias e Métodos de Contenção”, o evento foi promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família, conforme proposto pelo deputado federal Alexandre Roso. Na ocasião, o Dr. Paulo apresentou a visão do médico endocrinologista em todo o processo do excesso de peso e obesidade em crianças e adolescentes. “A obesidade é uma situação muito mais sofisticada do que simples ingestão de calorias a mais”, afirma o médico.

Pesquisas recentes mostram que o país tem 6,7 milhões de crianças obesas e, nos últimos 20 anos, o excesso de peso em crianças, entre 5 e 9 anos, saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos e de 2,4% para 11,8% entre as meninas.

Durante o seminário, os participantes ressaltaram a necessidade de um trabalho conjunto entre governo, família, escola, indústria e organizações não governamentais para combater a doença.

Em sua apresentação, o Dr. Paulo lembrou que 7,3% da população da América do Sul está obesa e que, no Brasil, os maiores índices estão nas três capitais da Região Sul. Ele informou, ainda, que em Florianópolis houve a necessidade de se criar um Ambulatório de Obesidade e Síndrome Metabólica, na Divisão de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, devido ao aumento da incidência dos casos de sobrepeso e obesidade infanto-juvenil.

“Estamos vivendo uma epidemia que causa mais mortes que a desnutrição. As crianças obesas têm até 70% de chances de serem adultos obesos que vão desenvolver, por exemplo, doenças cardíacas”, afirma o especialista.

Ao final do Simpósio, o Departamento de Endocrinologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia se colocou à disposição da Comissão de Seguridade Social e família, para auxiliar no que for preciso para combater esta epidemia de obesidade nas crianças e jovens brasileiros.