Obesidade, Hipertensão e Diabetes

relogio 01/06/2010 - 14:01 Adrenal e Hipertensão

Pesquisa divulgada no final de maio mostra que os casos de obesidade, hipertensão arterial e diabetes estão aumentando na população indígena. Os dados são do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, coordenado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo apresenta uma radiografia das condições de vida desta população e indica uma mudança no perfil epidemiológico-nutricional. De acordo com os pesquisadores, entre as causas estão transformações radicais nos estilos de vida, associadas ao contato e à proximidade com os problemas típicos das grandes cidades.

O Inquérito verificou ainda uma tendência à redução na frequência e intensidade de atividades físicas, como decorrência de alterações importantes nas estratégias de subsistência e nos padrões de assentamento.

O estudo alerta também para as condições ambientais favoráveis à transmissão de parasitas e microrganismos veiculados pela água e alimentos contaminados, que resultam em elevadas taxas de morbimortalidade por gastroenterites. Cerca de 60% das mortes em crianças com menos de um ano têm relação com o problema.

Segundo a Fiocruz, uma em cada três crianças indígenas sofre de desnutrição. Na região Norte, as prevalências foram de mais de 40%. Ao se olhar para outros parâmetros nutricionais, como a anemia, os índices ultrapassam os 50%.

 

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019