CBSOM - Obesidade em Crianças e Adolescentes

relogio 28/05/2011 - 22:35

E nem a Festa de Confraternização afastou o público da primeira sessão do último dia do 14º Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Antes das 9h a sala estava cheia para o Simpósio sobre Obesidade em Crianças e Adolescentes.

A Dra. Erika Paniago recomendou a leitura da atualização das Diretrizes da ABESO quanto ao uso da sibutramina no tratamento da obesidade em crianças e adolescentes. Ela também abordou o efeito do orlistate, lembrando das precações em relação a absorção de vitamina D.

A intervenção, contando com a participação da família no tratamento é fundamental, como disse a Dra. Erika. Segundo a especialista é praticamente impossível que o adolescente perca peso se a família não ajudar.

“Precisamos adotar metas razoáveis. Altas expectativas causam frustração no tratamento”, disse a endocrinologista. Ela, também, explica que ao falar sobre o consumo de legumes e frutas, nas conversas nos consultórios, a reação dos adolescentes é a pior possível, por isso é preciso encontrar soluções criativas para evitar a rejeição.

Ainda na apresentação, a Dra. Erika enfatizou a importância em individualizar o tratamento, avaliando caso a caso e mencionou a necessidade de mais pesquisas e estudos para obter resultados sobre efetividade e segurança. A especialista falou sobre a campanha da ABESO em que tem como mensagem: Criança fofa não é gorducha. Criança fofa é saudável.