O Trabalho Silencioso da Comissão de Ética

relogio 01/07/2019 - 15:18 CBAEM 2019

Recentemente se intensificaram comentários em muitos grupos de whatsapp sobre ações ligadas a posturas antiéticas de alguns profissionais. Em função disso, a SBEM e a Comissão de Ética da Sociedade, presidida pela Dra. Maitê Chimeno, passa a divulgar o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos dentro da Comissão.

Além disso, abre um canal importante de comunicação, através dos veículos de comunicação, para que o debate seja mais intensivo durante o CBAEM 2019, onde haverá uma série de debates sobre o tema.

É um trabalho realizado há bastante tempo e de forma silenciosa, em função da necessidade do sigilo. Vejam a seguir, as orientações da Dra. Maitê Chimeno, presidente da Comissão de Ética da SBEM Nacional.

Endocrinologistas, Atenção

Desde 2004 a SBEM criou e mantem ativa a CEDP, que visa cuidar do conjunto de nossa sociedade; enriquecendo suas qualidades morais; relembrando ao associado quais as qualificações que agregam valor a sua consulta; e buscando corrigir distorções de condutas de colegas, que desconhecem ou não cumprem o nosso Estatuto ou CEM.

Nos dias atuais, as "fake news" se tornaram parte da vida de todo o mundo globalizado. Os pacientes buscam ferramentas para saber se o médico que lhe atende realmente é especialista, através do site do CFM, na ferramenta "busca por médico".

Qualquer pessoa pode verificar se o médico tem registro de especialidade (RQE) e, não raro, enviam questionamentos a CDEP/SBEM, sobre médicos que se intitulam endocrinologistas e metabologistas e não têm registro no Conselho. Por isso, estamos lembramos aos nossos associados que, façam seu registro no CRM de seu Estado.

As funções da CEDP são incessantes, e muitas vezes sigilosas, no próximo CBAEM, no dia 23 de agosto de 2019 - entre 9h e 10h, faremos três palestras para expor o conjunto de nossas atividades e como oa associadoa e pacientes podem e devem colaborar com o nosso trabalho.

 

cbaem 2019
Pro Endocrino setembro 2019