O Impacto dos Disruptores Endócrinos no Mundo

Eventos Médicos

O Impacto dos Disruptores Endócrinos no Mundo

por site em 23 de agosto de 2019


A SBEM vem estudando e acompanhando, há algum tempo, sobre o impacto na saúde da população em relação ao uso de substâncias – os disruptores endócrinos. Em 2012, a discussão entrou no cenário político internacional e o assunto esteve entre os temas da programação científica do CBAEM 2019, em Florianópolis. Uma reação mundial vem acontecendo e a SBEM ouviu especialistas durante o Congresso.

Atuação das Sociedades Científicas

Uma conferência sobre a situação global e um simpósio com os impactos no organismo entraram na programação do Congresso e, além disso, durante a conferência Global Health Impacts of Exposure to Endocrine-Disrupting Chemicals, foi lançada uma versão em português – Introdução aos Disruptores Endócrinos – de um Guia para Governos e Organizações de Interesse Público.

E como está a situação do problema na Europa e nos Estados Unidos?

O Dr. Davide de Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), fala sobre a pressão que as Sociedades Científicas estão fazendo na Europa e as decisões da União Europeia.

Em entrevista ao site da SBEM, a Dra. Michele Merril, dos Estados Unidos, e o Dr. Cesar Boguszweski, vice-presidente da SBEM Nacional e responsável pela tradução e revisão científica do Guia, explicam sobre a situação nos Estados Unidos e como a Endocrine Society vem atuando.

Vejam, também, o trabalho feito pela Endocrine Society na Europa que foi explicado pela CEO da Sociedade Americana, Barbara Keener.