A SBEM vem estudando e acompanhando, há algum tempo, sobre o impacto na saúde da população em relação ao uso de substâncias – os disruptores endócrinos. Em 2012, a discussão entrou no cenário político internacional e o assunto esteve entre os temas da programação científica do CBAEM 2019, em Florianópolis. Uma reação mundial vem acontecendo e a SBEM ouviu especialistas durante o Congresso.
Atuação das Sociedades Científicas
Uma conferência sobre a situação global e um simpósio com os impactos no organismo entraram na programação do Congresso e, além disso, durante a conferência Global Health Impacts of Exposure to Endocrine-Disrupting Chemicals, foi lançada uma versão em português – Introdução aos Disruptores Endócrinos – de um Guia para Governos e Organizações de Interesse Público.
E como está a situação do problema na Europa e nos Estados Unidos?
O Dr. Davide de Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), fala sobre a pressão que as Sociedades Científicas estão fazendo na Europa e as decisões da União Europeia.
Em entrevista ao site da SBEM, a Dra. Michele Merril, dos Estados Unidos, e o Dr. Cesar Boguszweski, vice-presidente da SBEM Nacional e responsável pela tradução e revisão científica do Guia, explicam sobre a situação nos Estados Unidos e como a Endocrine Society vem atuando.
Vejam, também, o trabalho feito pela Endocrine Society na Europa que foi explicado pela CEO da Sociedade Americana, Barbara Keener.
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.