Novos Representantes para o CFM

relogio 24/06/2009 - 22:25

Nos dias 1 e 2 de julho acontecem as eleições para escolha dos novos representantes da classe médica, no Conselho Federal de Medicina (CFM). A votação acontece através de voto direto.

Cada Estado e o Distrito Federal deverão eleger um conselheiro federal efetivo e um conselheiro federal suplente. O mandato dos novos membros do CFM terá a duração de cinco (cinco) anos e se iniciará em outubro de 2009, com término em setembro de 2014.
    
 O CFM é um órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica. Foi criado em 1951 e sua competência inicial reduzia-se ao registro profissional do médico e à aplicação de sanções do Código de Ética Médica, porém, atualmente, o CFM exerce um papel político muito importante na sociedade, atuando na defesa da saúde da população e dos interesses da classe médica.

Segundo as informações divulgadas pelo CFM, os novos representantes eleitos terão como missão “colaborar com este trabalho de mais de meio século, que vem sendo feito em defesa da boa prática médica, do exercício profissional ético e de uma boa formação técnica e humanista”.

No site do CFM estão descritas todas as chapas que estão concorrendo.