Novo Presidente da SBD

relogio 14/01/2010 - 21:53

Por Cristina Dissat

Nesta segunda, dia 11 de janeiro, a Sociedade Brasileira de Diabetes realizou uma cerimônia para oficializar a passagem de diretoria da entidade. Deixa à presidência da SBD a Dra. Marília de Brito Gomes e o Dr. Saulo Cavalcanti passa a assumir a Sociedade.

O evento reuniu cerca de 70 convidados, no Hotel Sofitel Ibirapuera, em São Paulo e nem o temporal que caiu no início da noite, impediu que a sala estivesse repleta.

Dentro do estilo de trabalho do novo presidente, a mesa de cerimônia foi composta por  representantes de entidades irmãs de profissionais de saúde e de leigos. Além do Dr. Saulo e Dra. Marília, compuseram a mesa: Dra. Ione Fucs, presidente da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ); Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Dr. Fadlo Fraige Filho, presidente da Federação das Associações de Pacientes Diabéticos (FENAD); e Dr. Roberto Raduan, presidente da Sociedade de Clínica Médica Regional São Paulo (SBCM/SP).

Mesa de cerimônia na posse do Dr. Saulo Cavalcanti

Na passagem da diretoria, a Dra. Marília lembrou a enorme responsabilidade que é dirigir uma Sociedade no formato da SBD. "Somos uma entidade adulta, que irá completar 40 anos em 2010, e o que os associados esperam é que os gestores levem a SBD a outro patamar. A SBD começou a crescer e não vai parar mais", enfatizou a ex-presidente.

Em seguida, o Dr. Saulo agradeceu ao trabalho realizado pela diretoria 2008/2009 e dentro de um estilo muito especial de discursar, agradeceu a todos os ex-presidentes da SBD, mencionando as particularidades de cada um à frente da Sociedade. Citou, também, nomes como o Dr. Procópio do Valle (fundador da SBD, que faleceu em 2008). Dr. Saulo lembrou uma frase dita pelo Dr. Procópio em uma das últimas vezes que esteve como ele: "Quando fundamos a SBD nunca pensamos que chegaria tão longe". Como contou o Dr. Saulo, o Dr. Procópio brincou complementando: "Temos até sede". "Essa sede que é um marco, foi comprada na gestão do nosso querido José Egídio de Oliveira e temos que agradecer a ele por isso", disse o Dr. Saulo.

O novo presidente, que ocupou por três gestões seguidas o cargo de vice-presidente, citou todos os membros da nova diretoria. Vice-presidentes: Balduíno Tschiedel, Nelson Rassi, Ruy Lyra, Walter Minicucci e Ivan Ferraz; Diretores de Secretaria: Domingos Malerbi e Reine Marie Chaves; Diretores de Tesouraria: Antonio Carlos Lerário e João Modesto; Conselho Fiscal: Maria Regina Calsolari, Silmara Leite, Leão Zagury e Perseu Seixas; Diretoria de Marketing e Ética: José Egídio de Oliveira e Domingos Malerbi; Representante junto aos Órgãos Governamentais: Adriana Costa e Forti; Representante junto a entidades internacionais: Antonio Roberto Chacra.

O Dr. Saulo mencionou algumas reuniões feitas, antecipadamente, no final de 2009, quando ele tinha o cargo de presidente do Departamento de Diabetes da SBEM (outorgado pela Dra. Marília). Uma delas foi com o Dr. Ricardo Meirelles, onde o objetivo foi um trabalho, totalmente, em conjunto com a SBEM Nacional. "Essa aproximação só vem crescendo e um dos momentos importantes foi uma reunião realizada na sede da SBEM, no Rio de Janeiro", explicou o Dr. Saulo.

Primeiras Ações

As primeiras decisões foram abordados no discurso do novo presidente, como a manutenção de 2/3 dos presidentes dos Departamentos, para que não ocorresse uma mudança muito brusca na entidade. O Dr. Saulo mencionou a criação de uma assessoria para os Departamentos, no caso de alguma impossibilidade dos respectivos presidentes resolverem.

A Dra. Maria Inês Schmidt, que recebeu o Prêmio Francisco Arduíno em 2009 e uma das maiores diabetologistas brasileiras; Dr. Antonio Pires e Dra. Leticia Murro farão parte do Departamento Científico da SBD. Segundo o Dr. Saulo, o convite foi feito e eles aceitaram.

Outra iniciativa será um trabalho junto às Regionais para que haja um aumento no número de associados. "Haverá uma campanha nacional. Quero me basear em algumas ações feitas na Regional de Minas Gerais, que tem capítulos dentro do estado".  O Dr. Saulo mencionou a necessidade de sites das Regionais, linkados ao site da SBD, cuja informação já  foi repassada e aprovada pelo editor, Dr. Reginaldo Albuquerque, que foi convidado a continuar o trabalho. Um grupo de jovens endocrinologistas foi chamado para trabalhar junto com o editor, mantendo o site atualizado: Dr. Sergio Vencio, Dr. Renan Montenegro Jr., Dra. Erika Paniago, Dr. Rodrigo Moreira, entre outros.

Na editoria da Revista da SBD, o Dr. Saulo convidou o Dr. Leão Zagury para que continue o trabalho que vem sendo feito.

Após o discurso, a Dra. Marília de Brito Gomes recebeu uma homenagem, através da entrega de uma placa das mãos do Dr. Antonio Carlos Lerário.

Depoimentos

Dr. Saulo Cavalcanti e Dr. Ricardo MeirellesDr. Ricardo Meirelles (na foto com o Dr. Saulo Cavalcanti): Estou muito feliz em estar nessa mesa de abertura, como aconteceu também no Congresso da SBD, por mostrar a proximidade que existe entre as duas entidades. Não existe qualquer tipo de diferença ou problema entre SBEM e SBD. Aqui é uma consolidação dessa parceria e tenho certeza que essa é a última vez em que se mencione que, em algum momento, ocorreu algum tipo de cisão entre as duas Sociedades. 

Dr. Fadlo Fraige Filho: A humildade do novo presidente é algo que cativa a todos. O convite que veio por email é uma prova desse seu estilo de trabalhar. Pode contar comigo, inclusive como sócio da SBD, para somar esforços para melhoria do tratamento do diabetes no Brasil.

Dr. Roberto Raduan: Não consigo ver o trabalho da Clínica Médica e Diabetes em separado. Um precisa do outro. Pode contar conosco sempre.

Dra. Ione Fucs: Acho muito importante a integração feita entre entidades médicas e associações de leigos. Sinto-me honrada em estar nessa mesa com esse grupo. Uma advogada junto com tantos médicos é especial para mim, representando uma associação de pacientes. Só tenho a agradecer ao Dr. Saulo e Dra. Marília. Acredito que objetivo central dessa parceria é que todos que têm diabetes, familiares e comunidade em geral tenham o conhecimento de como se cuidar. É por eles que estamos aqui.