Novembro Diabetes Azul

relogio 01/11/2018 - 08:39 Campanhas Públicas

Começou em dia 1° de novembro a campanha pública pelo diabetes. Assim como nas anteriores, a coordenação é da Diretoria da Nacional com a Comissão de Campanhas, Comissão de Comunicação Social e Sociedade Brasileira de Diabetes. Além das mensagens 2018, no site da SBEM estarão as atividades realizadas pelas Regionais.


Tema 2018 Para marcar atividades durante todo o mês, a Campanha recebeu – mais uma vez – uma chamada para o Novembro Azul. A data foi incorporada ao Ministério da Saúde, depois de reuniões da SBD com o Governo. O tema deste ano, e também para 2019, definido pela International Diabetes Federation, é a Família, que tem um papel importante no cuidar e apoiar a pessoa com diabetes.


Para abrir as ações do Novembro Diabetes Azul, a Assessoria Parlamentar da SBD, presidida pela Dra. Hermelinda Pedrosa, realizou uma Sessão Solene na Câmara Federal, nesta quinta-feira, 1°de novembro, às 9h (horário estimado), presidida pela Deputada Carmen Zanotto (SC), que coordena a Frente Parlamentar Mista pela Causa do Diabetes. A SBEM foi representada pelo Dr. Neuton Dornellas, membro da diretoria da SBEM Nacional.


O endocrinologista contou que na sessão solene, a principal mensagem que ficou é que não se pode relativizar e minimizar a importância do Diabetes Mellitus como doença. "Ela atinge milhões de pessoas, causa impacto social e econômico para o sistema de saúde e de maneira bastante direta afeta a vida de toda a família. Por isso, o tema escolhido “O Diabetes diz respeito a toda a família” espelha uma triste realidade desse que é um dos mais graves problemas de saúde pública.


Pelo seu impacto, sobretudo econômico, percebe-se que somente com a intervenção do Parlamento brasileiro, em conjunto com os diversos níveis de Governo e ação das Sociedades Médicas, é que se pode atenuar o sofrimento e minimizar riscos àqueles que são têm diabetes”, disse Dr. Neuton. 




cbaem 2019
Proendocrino set 2018