Já podem ser consultados, no site do Projeto Diretrizes, os 40 novos direcionamentos elaborados por Sociedades Médicas. A finalidade é disponibilizar ao médico uma ferramenta para auxiliar o raciocínio e a tomada de decisões, de forma que o profissional possa oferecer a melhor conduta a cada paciente.
Os 40 novos textos foram elaborados por oito Sociedades, entre elas a SBEM, que contribuiu com a diretriz "Síndrome de Cushing Independente do Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH)". O material compõe o oitavo volume do Programa, a ser lançado em breve, totalizando 320 diretrizes publicadas.
O projeto é uma iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a produção de direcionamentos baseados em evidências científicas.
Confira os novos temas disponíveis:
Como Elaborar uma Diretriz
O Projeto Diretrizes tem como objetivo reunir informações da área médica para padronizar condutas que auxiliem o raciocínio do profissional de saúde na tomada de decisão.
De acordo com o Dr. Claudio Kater, Coordenador do Projeto Diretrizes da SBEM/AMB, o primeiro passo é a escolha do tema, preferencialmente de acordo com as prioridades estabelecidas pela AMB e ANS (diabetes e obesidade, por exemplo). Escolhido o tema, a diretoria da SBEM define o coordenador daquele projeto, sendo que os departamentos também podem sugerir coordenadores e assuntos, através da diretoria. O coordenador, por sua vez, convida os autores, discute as perguntas estruturadas e a abordagem de visão do tema em capítulos, juntamente com o levantamento das questões.
A partir daí, a uma versão preliminar da diretriz é encaminhada para a AMB, onde o texto é revisado. Neste momento, a AMB acrescenta recomendações ao final de cada questionamento e avalia o grau de evidencia. Na AMB, essa versão passa para o coordenador do projeto e depois segue para a Agência Nacional de Saúde, onde uma câmara técnica define as populações, faz um reforço nas recomendações e avalia os benefícios. Posteriormente, o texto volta para a AMB, que reforça ou reavalia e, através dessa secretaria de revisores, existe a disponibilização online, num processo total que dura cerca de 12 meses. A diretriz entra, então, numa lista de espera para ser publicada em livro.
Segundo as explicações do Dr. Kater, para que todo o processo de elaboração seja feito de maneira consistente e eficaz, a AMB oferece oficinas gratuitas de treinamento. O curso deve ser solicitado pela sociedade médica, através da assinatura de um termo de compromisso que garanta a entrega do trabalho final.
O curso tem duração de 12 horas (realizados geralmente às sextas-feiras e/ou sábados) e são agendados pela Sociedade na Sede da AMB ou durante congressos das especialidades. A preferência, porém, é que eles sejam feitos na sede da AMB. "Desde 2009, as oficinas são específicas para a especialidade, com assuntos dirigidos de acordo com o tema da diretriz médica", afirma.
No fim de novembro, a Associação de Ensino e Pesquisa do IEDE (ASSEP, antiga ASSEX) realizou dos mais tradicionais encontros de endocrinologia brasileira: o Encontro do IEDE. É a 48ª edição e teve ...
O Encontro Brasileiro de Tireoide - EBT é atividade mais importante do Departamento de Tireoide da SBEM Nacional e acontece a cada dois anos. Em 2020 será do dia 30 de abril a 2 de maio, no Centro de Convenções de G...
A SBEM continua marcando presença na grande imprensa, com reportagens que tem como fonte especialistas da entidade. No mês de novembro, o Dia Mundial do Diabetes e a iluminação do Cristo Redentor no RJ foram os desta...
Auditório cheio e muita interação do público com os palestrantes. Assim foi a primeira edição do Curso Avançado em Endocrinologia Feminina e Andrologia (CAEFA), realizado nos dias 22 e 23 de nov...