Nova Manifestação Médica

relogio 17/07/2013 - 13:40 Notícias

Mais uma manifestação dos médicos contra os vetos de Dilma ao projeto de lei Ato Médico e contra a medida provisória que se refere ao programa Mais Médicos foi convocada pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos e Associação Nacional de Médicos Residentes.

No Rio de Janeiro, o protesto se concentrou nas escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia. Várias capitais se mobilizaram como já havia sido proposto pelas entidade.

“Padrão FIFA para os médicos do Brasil”. “Somos médicos, não X-Men”. “Médico ≠ Mágico” eram algumas das frases que estiveram presentes em faixas e cartazes durante o ato.

Os manifestantes pediram o fim da medida que prevê importação de médicos sem o revalida e a obrigatoriedade dos estudantes a trabalharem dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ano que vem. Além disso, foi lembrado que as provas para residentes ainda está sem licitação. Outra reivindicação foi sobre a falta de concursos e de infraestrutura nos hospitais.

Em seus discursos, os médicos do Rio de Janeiro disseram que não faltam profissionais, e sim condições de trabalho.

Bastante pacífico, e contando com muitos residentes, a manifestação permaneceu na Cinelândia por mais de 2 horas. Ao fim, a palavra de ordem foi “ei, Dilma, vai se tratar no SUS”. O ato foi encerrado com fotografias de todos os participantes e uma música, que tinha em seu refrão a frase “não vou me calar”. (fotos Celso Pupo)

EMBE 2019
Pro Endocrino setembro 2019